PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO CRISOTILA (IBC), ESCLARECE O USO DE AMIANTO NO PAÍS

Prezado

Claudio Andre

Portal do Poeta

Em atenção à publicação no Portal do Poeta (“Em Bom Conselho, Compesa faz troca de 200 metros de canos de amianto por canos de PVC), cumpre-nos prestar alguns esclarecimentos na expectativa de que este veículo de comunicação possa tranquilizar a população.

Os produtos de fibrocimento com amianto (caso das tubulações de água potável), NÃO oferecem risco nenhum à saúde humana, sendo esta afirmação respaldada por diversos estudos nacionais e internacionais.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, realizou pesquisa cujo resultado demonstrou, inequivocamente, que as fibras de amianto crisotila permanecem ligadas às duas outras matérias-primas que compõem o fibrocimento – o cimento e a celulose –, como se encapsuladas. Mesmo sob condições severas de desgaste, essas fibras não se desprendem, nem representam risco à saúde dos usuários. Tudo isso pode ser devidamente verificado em consulta ao órgão.

Bom Conselho não seria a única cidade a usar tubulações de água de amianto. A cidade de New York possui tubulações de amianto, bem como San Francisco, Chicago e Paris, dentre outras. Mais de 150 países fazem aplicação desse mineral em diversos segmentos da indústria, incluindo os Estados Unidos, Canadá e Rússia, só para citar alguns. Convém lembrar que o amianto utilizado no Brasil, do tipo crisotila, só faz mal à saúde em situações extremas, por exemplo, ao submeter uma pessoa a respirar quantidades imensas de fibras por muitos anos seguidos.

São estas as palavras que trazemos à consideração, ao tempo em que nos colocamos à inteira disposição para eventuais outros esclarecimentos, bem como nos disponibilizamos como fonte de informação a respeito do assunto junto este importante veículo de informação.

Atenciosamente,

Marcondes Braga de Moraes

Presidente do Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC)

Goiânia, 20 de agosto de 2018

Cópia do e-mail enviado por Bartolomeu Rodrigues
Assessor do IBC

Postar um comentário

0 Comentários