Turismo: Trilha das Queimadas e o engenho do século XIX

 

Chegamos ao final de 2023 em grande estilo. Realizamos a última trilha ecológica do ano, desta vez, na região sul de Bom Conselho, onde localizamos um antigo engenho, provavelmente do início do século XIX.

Trilha em família, já viveu essa experiência?

Juintamente com meu filho Gabriel, estivemos fazendo uns registros fotográficos do antigo engenho que fica na fazenda Fouceiro, na comunidade de Queimadas, sul de Bom Conselho.


A região serrana de Bom Conselho é ideal para trilhas ecológicas

Os anos passaram, os séculos também, mas permanece a história.

Eu e o geógrafo José Fábio fizemos várias trilhas ecológicas no município de Bom Conselho.


Toda a engrenagem do antigo engenho que fica na fazenda Fouceiro de Lau Fernandes, pai do engenheiro Roberval Fernandes, permanece intacta.

No passado bem distante, este engenho produziu muita cachaça e rapadura e moeu muita cana de açúcar, tempos que o senhor Lau Fernandes.


Um jardim botânico ao ar livre, é por esse caminho que pode se chegar ao cume da serra das Queimadas que marca 721m de altitude acima do nível do mar.


Trilhar é isso. Curtir a natureza sem modifica-la, sem agredi-la.

A vista de leste para oeste é fascinante. A trilha das Queimadas tem um percusso de 03 km. Nos arredores, existem outros atrativos turísticos, como por exemplo, poço da NEGA, barragem do Bálsamo, cachoeira de Antônio Vitório e mirantes do Bálsamo.

Quando você chega no topo da serra das Queimadas, encontra frondosas jaqueiras, ideais para descansar e meditar.

Eu e minha mulher, Luciana, gostamos de viver esse tipo de experiência, pleno contato com a natureza. Veja ai a vista da barragem do Bálsamo.

Caminhada ecológica é uma atividade educativa e recreativa, que envolve a incorporação de princípios ecológicos traduzidos na prática de Educação Ambiental de vertente emancipatória.

Evidenciamos que as trilhas ecológicas, consideradas como metodologias para interpretação das questões ambientais, não visam somente transmissão de conhecimento, mas também propiciam atividades que levam à discussão de significados e características próprias dos ambientes que a trilha escolhida contempla.

Podemos citar uma simples caminhada, por exemplo, que ajuda a emagrecer ou manter o peso, evitar o sedentarismo, melhorar a circulação sanguínea, o que pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a resistência física, além de ser um exercício que pode ser feito por todas as idades e sem muitas restrições.

Quer saber mais?

Patrocínio







Postar um comentário

0 Comentários