A fazenda Fouceiro e a engenhoca de 300 anos que existe em Bom Conselho

O objetivo de realizar uma pesquisa juntamente com a professora Ana Cristina da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal me proporcionou a oportunidade de conhecer uma engenhoca de fabricação de açúcar mascavo e rapadura com mais de 300 anos. A peça se encontra na fazenda Fouceiro entre os estados de Alagoas e Pernambuco na fronteira entre Palmeira dos Índios e Bom Conselho.


A fazenda de 1300 hectares de terras férteis eestá no povoado Queimadas, zona rural de Bom Conselho, entre vales e montanhas verdejantes pertence ao engenheiro civil, Roberval Fernandes de Albuquerque.


Minha mulher Luciana Ferreira, também foi conhecer a engenhoca

Doutor Roberval é neto do senhor de engenho e major da Guarda Nacional que existiu no Império e filho do Capitão da Guarda Nacional, Manoel Fernandes de Albuquerque (Lau Fernandes).

A pesquisa serviu para aprimorar os conhecimentos sobre história e, sobretudo conhecer fatos do Brasil Imperial e das transformações das fazendas que produziam cana de açúcar e café em várias regiões do Nordeste e como foram modernizadas com pastos para a criação de gado de leite e corte.


Esse é seu André, morador da fazenda Fouceiro há 45 anos. 

Saiba Mais

Com 78 anos, lúcido, forte e com muita disposição o engenheiro civil e criador de gado conta as histórias de seu pai e seu avó comprando gado em Garanhuns, Bom Conselho, Quebrangulo e conduzindo o rebanho tangendo através de estradas empoeiradas por léguas e léguas em viagens que chegavam a durar até 30 dias até Feira de Santana no interior da Bahia.

Por essa estrada interligam-se os municípios de Bom Conselho e Quebrangulo e Palmeira dos Índios

Atualmente tudo é moderno, o gado é conduzido nas carretas com até dois andares e os vaqueiros desprezaram os cavalos e utilizam motos.

A Fazenda Fouceiro fica distante de Bom Conselho, 25 quilômetros, e de acordo com Roberval Fernandes a energia elétrica chegou a sua propriedade em 1965.

De cima da serra das Queimadas, tivemos uma vista panorâmica da barragem do Bálsamo

O Rio Balsamo completa a paisagem verdejante da propriedade separando Palmeira dos Índios de Bom Conselho.
A engenhoca está dentro de um cercado debaixo de uma baia protegida para não ser consumida pelas intempéries do tempo.

Cláudio André (documentarista e pesquisador) e o geógrafo José Fábio Bezerra, quando estivemos fazendo a trilha das Queimadas.

Mostrei ao meu filho Gabriel como funcionava a engenhoca da fazenda Fouceiro.

Em toda a região sul de Bom Conselho, você vai encontrar fazendas que passaram pelo ciclo do café e da cana de açucar.

Primeira pesquisa: Maio de 2010
Textos: Roberto Gonçalves e Claudio André
Fotos: JB Noticias e Cláudio André
Agradecimentos a professora de Geografia da UNEL, Ana Cristina pela pesquisa

Patrocinio

Agradecimentos pelo apoio de sempre ao venerável Marcos Guedes

Postar um comentário

0 Comentários