As fases do rio Papacacinha

 

O trecho final do rio Papacacinha, próximo a sua foz, há pontos de reservas de mata atlântica, evitando que o assoreamento tome conta do leito do rio.

Faltando poucos quilômetros para se encontrar com o rio Paraiba do Meio, o Papacacinha tem passado por transformações através de sua resiliência.

No período de estiagem, o rio Papacacinha não deixa de ter correnteza, porém no trecho acima o leito d'água tem menor índice de poluição devido a ação das decantações.

O zig-zag que permeia todo o trecho do meandro do rio Papacacinha, deixa cenários naturais muito bonito. Na imagem acima, região do sítio Papacacinha, há uma cordilheira que serpenteia todo o seguimento do rio.

Quando fiz o registro desta imagem em 2023, foi quando o rio Papacinha botou uma cheia significativa, fazendo-se uma auto-limpeza devido a sobrecarga de poluição que o rio recebe quando passa pela cidade.

O rio Papacacinha tem aproximados 30 km de percusso, da nascente (nos Britos e Marcelina) a foz (em Barra do Brejo). Quem percorre o meandro do rio como estamos fazendo, vemos de perto quanto o rio é resistente, ideal para no mínimo ser usado em benefício da agricultura.

Nossos agradecimentos aos apoiadores, Marcone Auto Peças e Ronaldo Luna do bairro Novo Jardim, para que sigamos pesquisando sobre esse importante rio da terra de Papacaça.










Postar um comentário

0 Comentários