Serra da Baêta - Da produção de café para os atrativos turísticos de Bom Conselho

Através do projeto Poeta Viagens e Aventuras, o pesquisador e documentarista, Claudio André O Poeta, chegou ao número de 32 serras escaladas e mapeadas complementando as rotas turísticas ecológicas de Bom Conselho.

Do cume da serra da Baêta, podemos ter uma vista privilegiada do vale do Traipu. As últimas chuvas que caíram no muniípio de Bom Conselho, não atenderam as expectativas dos produtores rurais dessa região, que no passado foi rica em produção de café.

Por esse ângulo você tem a vista das costas da serra Grande, uma das mais altas de Bom Conselho. Na imagem acima, lá no horizonte está o final da serra das Pias, zona rural de Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas.

As formações rochosas graníticas no cume da serra da Baêta se misturam com a pastagem rasteira juntamente com a vegetação de transição que ainda resiste nessa parte oeste de Bom Conselho.


A cada passo que damos andando pelo cume da serra da Baêta, mais nos ecantamos com suas belezas naturais. A elevação de 795 metros de altitude da serra da Baêta, é ideal para mostrar toda uma cordilheira que faz a divisão de Bom Conselho-Iati-Minador do Negrão.

A serra da Baêta diante da sua elevação em altitude, é uma região produtiva para rosas e orquídeas.

Com um trabalho de formiguinha, o documentarista Claudio Andre O Poeta, tem realizado trilhas ecológicas por todas as regiões do município de Bom Conselho. Já são 25 rotas catalogadas, inclusive, com levantamento geográfico, geológico, cultural e histórico.

Com minha mulher, Luciana Ferreira, estamos a cada dia explorando as belezas naturais de Bom Conselho. Juntos estamos construindo as rotas de trilhas de aventura na terra de Papacaça. Outros casais podem juntar-se a nós.


Neste ponto estávamos num vale que da início na Baêta e finaliza na serra dos Leões. Entre a serra Grande e Baêta, há várias nascentes, inclusive, na formação de oásis com rica produção de frutas.


Você quer se aventurar por essa região? Queres viver a experiência de tomar um café ao ar livre? Esta região da Baêta tem rico poentecial turístico que vai de trilhas a pé a práticas de esportes de aventura.

Formação rochosa localizada no topo da serra da Baêta. 
Vamos continuar a luta, vamos juntos propagar o potencial turístico de Bom Conselho. Independentemente, estamos mesmo com pouquíssimo apoio logístico, divulgando o lado B de Bom Conselho, que se depender da gente não vai cair no ostracismo. Bom Conselho é maior que tudo isso.

Quer saber mais?
Siga nosso instagram.


Postar um comentário

0 Comentários