Desembargador do TJ/AL decreta prisão de ex-deputado estadual Cícero Ferro.

O desembargador Orlando Manso, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), decretou nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a prisão do ex-deputado estadual Cícero Ferro. O advogado Welton Roberto confirmou a informação ao CadaMinuto e explicou que estará ainda hoje entrando com um pedido de Habeas Corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Welton Roberto disse que já está indo ao TJ para buscar informações sobre o motivo da prisão, mas de acordo com informações apuradas pela reportagem, a prisão tem referência ao processo da morte de vereador por Delmiro Gouveia, Fernando Aldo.
Mas Cícero Ferro não está em Alagoas. As informações são de que o ex-parlamentar está em Portugal, já que não participaria da solenidade de posse dos deputados, na tarde de hoje. Com a prisão decretada, Ferro já pode ser considerado foragido da Justiça. Nas primeiras horas de hoje, policiais do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) cumpriram um mandado de busca e apreensão da casa do ex-deputado estadual Cícero Ferro. O mandado também foi expedido por Orlando Manso.
Os policiais estiveram na casa de Ferro, no condomínio Aldebaran, no bairro do Tabuleiro do Martins. De acordo com o Welton Roberto, advogado de Ferro, e que acompanhou todo o trabalho da polícia, o objetivo do mandado era a busca de armas e passaporte na casa de seu cliente, além de outros documentos para serem usados como prova em processo criminal.
“Causou estranheza um mandado expedido pelo desembargador. A polícia esteve no local, mas não encontrou nada”, confirmou o advogado. Welton Roberto explicou ainda que, sobre uma possível prisão de Ferro, que hoje já não ocupa mais uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Cícero Ferro está ‘blindado’ por uma liminar da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Maria Teresa de Assis Moura. A prisão de Ferro está impedidda de ser decretada por juízes de primeiro grau. “Ferro tem esta liminar que foi concedida pela ministra e assim está impedido de ser preso. Não dá para desobedecer essa decisão do STJ”, concluiu.
Suposta mudança
O CadaMinuto apurou que no último sábado (30) houve uma grande movimentação na residência do ex-parlamentar, o que acabou chamando a atenção de moradores do condomínio de luxo.
Vários objetos foram retirados da casa e colocados em uma caminhonete, que possivelmente possam ter sido levados para a fazenda do ex-deputado, localizada no interior de Alagoas, no município de Minador do Negrão. Cícero Ferro pressupondo, que a partir de hoje está sem mandato, poderia ser novamente alvo da justiça, mediante expedição de mandados de busca e apreensão, ou até mesmo de prisão.
Sem mandato
Cícero Ferro não conseguiu ser reeleito como deputado estadual. Na tarde de hoje, os parlamentares serão empossados em cerimônia na Casa de Tavares Bastos. Com isso, Ferro perde o foro por prerrogativa de função. Mas uma manobra entre parlamentares de partidos coligados ao de Ferro nas últimas eleições poderá reconduzi-lo a Assembleia. Chamado de 'rodízio', esse acordo teria como personagens os deputados Dudu Holanda, Maurício Tavares e Marcelo Victor. Dudu Holanda já confirmou que ficará afastado da ALE devido uma licença médica, que deverá ser requerida em sessão ordinária. Ele será novamente submetido a uma cirurgia. Com isso, Ferro é que assumem a vaga de Holanda, como suplente.
Acusações sobre Ferro
Cícero Ferro também é acusado pela polícia de ser o autor intelectual do assassinato do vereador por Delmiro Gouveia, Fernando Aldo Gomes Brandão morto na madrugada de 01 de outubro de 2007, na cidade de Mata Grande, após participar de uma das maiores festa da região, o Mata Grande Fest. Segundo o inquérito da Polícia Civil, por volta da 1 hora, Fernando Aldo deixou o camarote da festa e disse que ia até o carro para descansar um pouco. Ao chegar ao veículo, notou que um dos pneus estava vazio e quando abriu a porta do carro foi rendido e morto com nove disparos de pistola nove milímetros.

Postar um comentário

1 Comentários

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."