100 mil camisinhas serão distribuídas durante o Galo da Madrugada.

Como parte da campanha de prevenção à aids e outras doenças sexualmente tramissíveis (DST), 100 mil preservativos e porta-camisinhas serão distribuídos durante o Galo da Madrugada neste sábado (5). Ao todo, para o período Momesco, foram disponibilizadas para os 185 municípios pernambucanos 3 milhões de camisinhas. Para a ação no maior bloco do mundo, o Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde (SES) contará com a ajuda de 70 técnicos e voluntários, que também distribuirão leques da SES e folders e adesivos (praguinhas), encaminhados pelo Ministério da Saúde aos foliões.

TESTE RÁPIDO - Às 7h30, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará na concentração do Galo da Madrugada para fazer uma amostra da testagem rápida de HIV no trailer da SES, que estará no local. “Nosso objetivo é divulgar a testagem para o grande público, que pode procurar o serviço em todos os postos de saúde”, afirma o coordenador do Programa da SES, François Figueirôa.
Durante o Carnaval, a Prefeitura do Recife oferece o teste rápido nos Pólos do Ibura, Jardim São Paulo e Praça do Arsenal, ao lado da Torre Malakoff, no Bairro do Recife. Quem decidir fazer o teste, passará por um rápido aconselhamento antes e depois da coleta de sangue, em um processo que dura, no total, de 30 a 40 minutos.
Após o Carnaval, François Figueirôa lembra da disponibilidade dos testes rápidos de HIV nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), geridos pelos municípios. Ao todo, são 24 centros, em cidades como Recife, Olinda, Garanhuns, Petrolina, Palmares e Ipojuca. “Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido podemos encaminhar o paciente para o serviço de referência mais adequado para o caso”, pontua Figueirôa.

Postar um comentário

0 Comentários