SERMÃO NÃO É CAMPANHA POLITICA

A palavra sermão vem do latim sermo, que significa conversação.
O sermão é um discurso que visa fins religiosos, também conhecido como homilia. Todo sermão é preparado através da homilética.
A homilética é uma ciência que estabelece regras para a elaboração dos discursos, ela organiza o sermão de uma forma que a pregação de desenvolva claramente, numa seqüência lógica, e de forma persuasiva.

Você quer saber aonde quero chegar? Calma!
Não ouvi, mas chegou a redação desde blog que durante a homilia das missas, matutina e noturna deste domingo último, na Igreja Matriz, o celebrante falou sobre o caso das muriçocas em Bom Conselho, reclamando e solicitando as autoridades solução para problema.
Antigamente as missas eram todas em latim e o padre ficava de costas para o povo. Até mesmo as homilias eram em latim. Imagine você na hora do salmo, da aclamação ao evangelho, e dos demais ritos, as respostas serem cantadas em latim. A principio acharia estranho.
Desde o terceiro século o cristianismo aceitou que as homilias ou sermões dispusessem de discursos profanos, ou seja, que o celebrante não viesse a ficar só com a explicação do evangelho. Com isso caracterizando-se o sermão.
Mas, se retratando as missas na Paróquia Maria e José, de ontem, monsenhor Nelson Brito, fez a seguinte exclamação:
Quem é que tem muriçoca em casa?
O fieis responderam:
Todo mundo em casa...
Mas, isso sendo cantado em ritmo latim.
Será que depois deste apelo, as autoridades ainda não tomarão as providências cabiveis? Não está faltando força política? 
Será que Jesus voltasse, teria que fazer um milagre, tipo "o milagre dos pães" ou fazer "cego enxergar" para acabar com as muriçocas?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Demorou,más a Prefeitura tomou as devidas providências para prevenir os seus munícipes das picadas de muriçoca.em breve estará distribuindo o seu sabão repelente.Um banho deixa você protegido por 12 dias.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."