VENDE-SE VEREADOR FIADO. ALGUÉM VAI QUERER?

  BLOG DO BOB ESCREVE : Vende-se vereadores fiado.
Ou troca-se por policiais, professores e médicos.
Por Roberto Vilanova

O vereador Galba Novaes, presidente da Câmara, admitiu que “terá problemas” para fechar as contas do Legislativo municipal engordado com 31 vereadores. Mas, não era isso o que se dizia antes. Como as contas não podem ser feitas pela Matemática Moderna, onde existe até “Conjunto Vazio”, então a velha Aritmética vai mostrar o tamanho do buraco. Para atender aos 10 novos vereadores, duas medidas estão sendo analisadas na Casa. A primeira refere-se ao corte de assessores e a segunda medida refere-se ao reajuste dos servidores da Casa – que está ameaçado. Como o aumento no número de vagas não implica no aumento do valor do duodécimo, a questão que a Aritmética não deixa escamotear prevê problemas sérios para 2013.
Os vereadores que votaram favoráveis ao aumento do número de vagas legislaram em causa própria. O vereador Marcelo Malta, por exemplo, que está na Câmara “pelo pau do canto”, somente garante a volta em 2013 se a disputa for por 31 vagas. O mesmo se dá com o vereador Ricardo Barbosa e este ainda vai precisar de alguém no PT para “puxar” votos, senão corre o risco de nem assim se reeleger. Vale ressaltar que o PT não elegeu ninguém em 2008. Apesar do movimento cívico e moral liderado pela vereadora Heloísa Helena (PSOL), contra o aumento do número de vereadores, a proposta deve ser aprovada porque dos atuais 21 vereadores, apenas 8 se reelegem sem problema.
Os demais vivem a expectativa de serem arrastados por um puxador de votos, ou beneficiados por acordos com o prefeito. Trocando em miúdos: Maceió tem vereador demais e a saída é vendê-los. O problema é quem deseja comprá-los.

AVALIE, SUGIRA E COMENTE.