COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO



Alexandre Tenório
O contador de causos...
FUTEBOL DE TAMPA (FINAL)

Existiam algumas curiosidades na regra, como:
O dono do time que era quem jogava com as tampas, ele não podiam falar, tinha de ficar mudo, para falar ele tinha de pedir permissão ao juiz, se falasse sem permissão era falta e com três faltas ele era expulso e time obviamente perderia o jogo, com esta regra se eliminava qualquer possibilidade de confusão, esta regra era somente quando era campeonato oficial.
Como já comentei anteriormente, as nossas tampas eram como se fossem pessoas, nós tínhamos o maior cuidado com elas. Para nós guardarmos as tampas nós utilizávamos caixas de linhas correntes, nós forrávamos o piso com flanela e colocávamos as tampas, depois colocávamos outra flanela por cima da tampa e só ai é que fechávamos a caixa, encima da caixa nós colocávamos o nome e símbolo do time, e quando chegávamos a casa onde íamos jogar, nós entravamos com a caixa na mão, fazendo como se fosse um avião, ou seja, era a seleção do país do jogador que estava chegando de viagem, era muito interessante, então se anunciava que tal seleção estava chegando de tal país.
O campeonato mundial de futebol era realizado todo ano e só poderiam participar 8 equipes, para isto existia uma eliminatória, sendo que o país anfitrião e o campeão anterior já estavam classificados.

Seguem os campeões com os seus respectivos jogadores.
Ano campeão jogador
1966 Áustria Talvanes Tenório
1967 Inglaterra Sandoildo Tenório
1968 Inglaterra Sandoildo Tenório
1969 Inglaterra Sandoildo Tenório
1970 Brasil Pedro Torres
1971 Suécia Telvo Tenório
1972 Brasil Pedro Torres
1973 Paraguai Alípio Soares
1974 Colômbia Fernandinho Chagas
Num fatídico dia do ano de 1973, a uma desavença entre Pedro torres e Gesseraldo Gico, isto ocorreu na casa de Gesseraldo, e com isto os dois deixaram de jogar tampa, isto foi um baque muito grande para nós mais jovens, que tínhamos neles um espelho, por terem sido eles praticamente fundadores do futebol de tampa. Como nós começávamos a ficar adolescentes, e já começando a gostar de outras coisas, o futebol foi caindo de interesse e terminou no ano de 1975.
Um dos fatores que contribuíram para o final do futebol de tampa foi que ele era disputado no chão, e nós já ficando adultos não queríamos mais ficar se arrastando pelo chão, o que deveríamos ter feito, era ter feito um campo de Duratex e jogando numa mesa, como era jogado o futebol de botão infelizmente nós não tivemos esta idéia, e aquele que foi uma excelente brincadeira terminou melancolicamente.
Porém digo sem medo de errar, que todos aqueles meninos que participaram desta brincadeira, têm no seu coração ela guardada num cantinho todo especial. Termino aqui esta narrativa, mostrando a juventude de hoje, que com criatividade nós podemos brincar muito melhor do que vídeo game de hoje.

Obs. Na parte de baixo deste blog você ira encontrar a nossa coluna é só clicar que você irá encontrar todos os nossos artigos já escritos, outra coisa que quero salientar, se os senhores encontrarem algum erro de português, ele foi ocasionado pela digitação do blog, pois nós escrevemos o texto no nosso computador, tiramos uma copia em papel A4 e mandamos para o blog, ai o digitador do blog ao digitar o texto pode omitir ou acrescentar alguma letra.

Postar um comentário

0 Comentários