DRA. RAFAELA TENÓRIO ESCREVE SOBRE FISIOTERAPIA NA DOR CIÁTICA

DRA. RAFAELLA TENÓRIO
FISIOTERAPEUTA
Fisioterapia na dor ciática
(CIATALGIA)

A dor ciática é uma dor persistente ao longo do nervo ciático, que se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou duas pernas. Este é o nervo mais longo do corpo. A dor aparece quando este nervo está irritado através de uma inflamação, por uma compressão externa, pelo deslocamento do disco intervertebral, pela hérnia de disco na coluna lombar ou por uma contratura do músculo piramidal.
Sinais e Sintomas: Pinçadas ou espasmos de dor na parte baixa da coluna e ao longo do nervo ciático, que percorre pela parte profunda da coxa, indo até o pé. A dor geralmente é sentida como uma pontada ou uma queimação. Às vezes, começa gradualmente, piora durante a noite e é agravada pelos movimentos. A dor ciática também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afetada.
Causas: Podem ser traumatismo, hérnia, ruptura ou desvio dos discos que se encontram entre as vértebras lombares L4, L5 e S1, espasmo ou fadiga do músculo piramidal.
Pilates como Tratamento Fisioterapêutico na dor ciática: Após a fase aguda de dor, é necessário que faça relaxamento, alongamentos e fortalecimento da musculatura.Fortalecer é importante, para que no futuro o seu corpo não venha a sentir dores, devido ao enfraquecimento dos músculos, e lembre-se: alongar somente não resolve.
A técnica de Pilates, se adapta muito bem para essa fase, pois trabalha a musculatura de uma forma segura, sem riscos de lesões, pois os movimentos podem também serem executados na horizontal,com assistência de molas.
Um profissional responsável e credenciado faz muita diferença nesse momento, pois ele irá agir de maneira correta adequando os exercícios para cada caso e para cada pessoa. Cada ser humano tem uma necessidade diferente, então cabe ao instrutor a sensibilidade e o conhecimento para aplicar a técnica e assim trazer um conforto para o aluno ou paciente, fazendo com que o bem estar volte a fazer parte do cotidiano.
ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!