Auditoria interna do Detran identifica fraude na prova eletrônica

Equipe técnica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) realizou uma auditoria interna e detectou fraude no sistema de prova eletrônica do órgão. Foram identificados indícios de irregularidades nas provas realizadas entre novembro de 2011 e janeiro de 2012. Neste período foram constatados 529 casos suspeitos devido à utilização indevida do sistema. O caso foi encaminhado ao delegado titular da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deccotap), Aroldo Lucca Gonçales, para investigação.
A auditoria do Detran conseguiu comprovar 57 casos de fraudes. Estas habilitações já foram canceladas e esses usuários terão que iniciar um novo processo de habilitação. O Detran/AL está convocando os demais usuários para realizar uma nova prova, que pode ser marcada pelo portal do Detran (www.detran.al.gov.br) ou nos postos de atendimento. A relação dos usuários que deverão repetir o exame teórico, sem ônus, estará disponível na edição de 2 de abril de 2012 do Diário Oficial do Estado e no portal do Detran.
Segundo o diretor-presidente do Detran, Lúcio de Melo, esta medida é para garantir a segurança dos condutores. “A Carteira Nacional de Habilitação é um documento muito cobiçado, pois ela potencializa o direito de ir e vir do cidadão e em muitos casos, é vista ainda como um caminho encontrado pelos condutores para conquistar um emprego melhor, sendo uma forma de agregar renda extra à família”, explicou.
A identificação da fraude foi possível devido aos mecanismos tecnológicos desenvolvidos para a realização das provas eletrônicas. O Detran tem investido constantemente na aquisição de novas tecnologias para garantir a segurança nos processos relacionados à regularização dos condutores e veículos de Alagoas.

Postar um comentário

0 Comentários