Facebook: Novo aviso falso de privacidade espalha-se na rede

Não faz muito tempo, mas um novo aviso de privacidade está se espalhando por diversos perfis no Facebook. Trata-se de um aviso falso, não oficial, que oferece uma suposta garantia dos direitos autorais dos posts do usuário.
Milhares de pessoas estão compartilhando a mensagem, muitos usando o espírito de “não custa garantir”. O aviso circula tanto em inglês quanto português (encontramos usuários que compartilharam nos dois idiomas).
Em resposta às novas regras do Facebook, eu declaro que meu direito autoral está anexado a todos minhas informações pessoais, ilustrações, gráficos, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos, etc. (como resultado da Convenção de Berner). Para qualquer uso comercial dos supracitados é necessária minha autorização por escrito!
(Qualquer um lendo isso pode copiar este texto e colar em seu mural. Isso vai colocá-lo sob proteção das leis de direitos autorais). Pelo presente comunicado, eu notifico o Facebook que é totalmente permitido divulgar, copiar, distribuir, disseminar ou tomar qualquer atitude contra mim com base neste perfil e em seu conteúdo. As ações proibidas citadas também se aplicam a funcionários, estudantes, agentes e/ou qualquer equipe sob a direção ou controle do Facebook. O conteúdo deste perfil é privado e confidencial. A violação da minha privacidade é punida por lei (UCC 1 1-308-308 1-103 e o estatuto de Roma).
O aviso afirma ainda que todos os usuários que não publicarem o aviso concordam em ceder os direitos de seus posts ao Facebook. O problema é que, ao aceitar os termos de condições para usar o site, você já concordou com isso. Na prática, esse aviso não muda nada.
Como fica claro nos “termos de rede”, que todo usuário precisar concordar para fazer parte do Facebook, a rede já possui direito sobre os conteúdos postados. É o ônus de fazer parte de uma rede social gratuita. Mesmo sabendo que não é tão fácil, a solução para isso é excluir sua conta no Facebook. [Via Jezebel e Mashable].
Fonte: JC

Postar um comentário

0 Comentários