GREVE DE AGENTES

Os agentes penitenciários de Alagoas irão cruzar os braços a partir deste sábado (15), deixando as unidades prisionais, da capital e do agreste, com o contingente reduzido a 30%. A paralisação acontece, segundo Jarbas Souza - presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciário, porque há quatro anos o Governo do Estado não concede reajuste salarial e também não implantou o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da categoria.
Segundo os agentes, a greve será por tempo indeterminado e o retorno ao trabalho só deve ocorrer depois de uma proposta do Governo do Estado. Isso porque, a categoria reivindica um reajuste de 110%, para compensar os quatro anos sem aumento e a defasagem da inflação.
“Nós cansamos de enrolação, cansamos de conversa fiada, cansamos esperar por ações concretas que não se transformam em realidade. Se o Governo do Estado quer implodir o Sistema Prisional de Alagoas, isso vai acontecer a partir das 7h do próximo sábado”, disse o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL), Jarbas de Souza.
Ainda de acordo com Souza, atualmente o piso salarial de um agente penitenciário corresponde a R$ 997. Valor que na concepção do sindicalista é muito baixo e vergonhoso para trabalhadores que não têm permitido a fuga de presos, além de sanarem os motins e rebeliões com agilidade.
“Por isso, só iremos manter os serviços essenciais, como o fornecimento de alimentação, atendimento médico, segurança interna e externa dos presídios, o Grupo de Agentes Penitenciários (GAP) e o funcionamento dos setores administrativos e da assessoria jurídica”, frisou Jarbas de Souza.
O que diz a SDS
O secretário de Estado da Defesa Social (SDS), Washington Luiz, pediu bom senso à categoria e afirmou que o diálogo está aberto. "edimos a compreensão dos agentes, pois o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages, se comprometeu em dialogar, mas necessitamos verificar a situação financeira do Estado”, frisou.
Após a reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), o Secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, se comprometeu a apresentar uma proposta à categoria na próxima quarta-feira (19). Diante da situação os agentes paralisam as atividades até receber proposta positivas do governo do estado.

Postar um comentário

0 Comentários