PATRICIA MIRANDA: STRESS: O MAL DO SÉCULO XXI


Patricia Miranda
Psicóloga
Stress virou a palavra da moda. É comum ouvir pessoas dizerem que estão stressadas, que não aguentam mais determinada situação. O mundo se transforma rápido, as coisas acontecem de forma simultânea, novas informações surgem a cada momento, mais responsabilidades, mais compromissos, mais, mais, mais, mais... e, a “máquina” não suporta, começa a reclamar e muitas vezes “pifa”, “quebra”, adoece.

Para Lipp, Romano, Covolan e Nery (1990), “o stress é um desgaste geral do organismo causado por alterações psicofisiológicas que ocorrem em virtude da pessoa ver-se forçada a enfrentar uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amendronte, excite, confunda ou a faça muito feliz.” É importante destacar que, o eustresse é o stress positivo, aquele que vem para motivar o ser humano a desenvolver alguma ação, faz o indivíduo sentir-se vivo, enquanto que, o deustresse é o stress negativo, leva o indivíduo a acovarda-se diante de uma situação. Ambos trazem uma carga de reações ao organismo, como sudorese, alteração da pressão arterial, aceleração cardíaca, dores estomacais, desmotivação, alterações da fome e do sono, dentre outras. E na sua fase de exaustão leva o ser humano a desenvolver algumas doenças auto-imunes, contagiosas, coronarianas, alergias, dermatites, impotência sexual, depressão, enfim, doenças de cunho psicossomático. No âmbito social, o stress pode trazer consequências para sua família, seu trabalho e para sociedade em que se vive.

Podemos citar algumas situações que levam o indivíduo a colocar sua homeostase a prova, como a morte de um ente querido, alteração da rotina de trabalho ou da vida pessoal, sobrecarga de trabalho, uma viagem, casamento, traumas, situações inevitáveis, conflito interpessoal, solidão emocional e social, pessoas que possuem diversos papéis, como uma mulher, que é mãe, dona de casa, trabalhadora, às vezes assume outras responsabilidades. Enfim, são inúmeras as causas do stress.

Deste modo, é comum na atualidade, encontrar pessoas que levam uma vida desorganizada, trabalham muito, irritam-se facilmente, reclamam de tudo, tem medo de encarar os desafios e as oportunidades que a vida oferece, não tem tempo para nada, não vê solução para os problemas. Essas pessoas são fortes candidatas a ficarem stressadas e a desenvolverem as consequências do stress.
Por isso, nunca é tarde para transformar-se, ver nas dificuldades um momento de crescimento, viajar mais, praticar esportes, ter uma alimentação saudável, estar mais tempo com a família, com os amigos, apreciar uma bela paisagem, um bom bate-papo, tirar férias, ler um bom livro, assistir filmes, ter atividades agradáveis que alimentem de forma saudável o corpo e a mente. Às vezes uma ajuda psicoterápica, além do tratamento médico, é necessária para controlar esse mal. Pense nisso...

BLOG DO CLÁUDIO ANDRÉ O POETA INFORMA:
*Mande sua pergunta, sua sugestão, para a psicóloga Patricia Miranda que toda semana estará escrevendo na sua coluna ESPAÇO GENTE.

Prezados leitores do Blog de Cláudio André,
É com imensa satisfação que estréio uma coluna semanal, nesse blog tão conceituado, espero contribuir para o crescimento pessoal e coletivo de todos que acessam esse meio de informação, idealizado pelo referido blogueiro. Fiquei surpresa e feliz pelo convite a mim feito. Quero agradecer ao amigo Cláudio André, pela oportunidade de expor um pouco os meus conhecimentos, e mais ainda em saber que será um meio de possíveis reflexões. O nome da coluna se chamará “Espaço Gente”, por se tratar de pessoas, de temas que envolvem o comportamento humano.

Parabéns Cláudio André, pelo sucesso do seu trabalho.
Patrícia Miranda.
Psicóloga.

Postar um comentário

0 Comentários