COLUNA ESPAÇO GENTE COM A PSICÓLOGA PATRICIA MIRANDA


Dra. Patricia Miranda
Psicóloga

A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA


É muito comum ouvir pessoas dizendo que estão ótimas, que conseguem vencer seus desafios sozinhos, que já passaram por traumas e nada abalou sua vida. É fundamental desmistificar a idéia de quem procura uma psicoterapia é louco. A psicoteraia ajuda o indivíduo a se auto-conhecer ou a resolver conflitos que atormentam a vida de qualquer ser humano.
Não existe um momento certo na vida para se procurar uma ajuda psicológica, basta o indivíduo querer, mostrar-se disponível para tal. É comum os pais forçarem filhos adolescentes a se submeterem a psicoterapias, sendo nesse caso pouco benéfico, já que quando se faz algo sem vontade, não há entrega e, portanto, os resultados são poucos.
Outro fator preponderante nesta decisão é a escolha do profissional. É indicado procurar uma indicação de alguém, pois ainda existe muita gente que se autodenomina terapeuta e não possui uma formação adequada, colocando em risco a saúde emocional das pessoas.
A psicoterapia não tem um tempo determinado, vai depender muito da finalidade e de como as pessoas reagem ao autoconhecimento. Em muitos casos há resistência dos indivíduos em “tocar nas feridas” internas, pois essas causam dor, mas ajudam a crescer, a tornar-se outra pessoa.
A empatia do terapeuta para com o cliente e vice-versa, é um dos pontos principais para o sucesso do tratamento. A confiança também é fundamental, o sigilo tem que ser garantido, pois quando esse não acontece, o profissional está infringindo o Código de Ética Profissional do Psicólogo. É necessário saber que o papel do psicoterapeuta não é julgar ninguém, mas sim ajudar o indivíduo a se conhecer, a mergulhar no seu inconsciente e tornar visível sua história de vida, seus medos, anseios, vontades e tudo que causa dificuldade e prazer em sua vida.
Existem tipos de psicoterapia indicados para alguns públicos, como a ludoterapia, a qual trabalha com crianças através de brincadeiras, e com essa técnica o profissional consegue perceber o interior das mesmas, e orientar a elas e aos pais a melhor forma de resolver seus conflitos. Existem ainda a psicoterapia de grupo, para casais, familiar e individual, todas com o auxílio do psicólogo, ajudando a conhecer, entender e buscar respostas para si mesmo.
Vale salientar que psicólogo não é “mágico”, ou seja, não vai resolver sozinho os problemas das pessoas. Esse processo de transformação, acontece sim, se o indivíduo vencer suas resistências, querer se ajudar e passar por um momento de mudança. O sucesso da psicoterapia é mérito do psicólogo, por estar ali facilitando, orientando todo esse processo, e mérito maior ainda, do indivíduo que se submeteu ao acompanhamento psicológico, mas que de fato, quis se conhecer e transformar-se, sabendo fazer suas escolhas corretamente.
Portanto, não perca tempo, não tenha medo ou resistência de se perceber interiormente. Há milhares de anos o filósofo Sócrates já despertou para isso, dizendo: “ CONHECE-TE A TI MESMO”.
Patrícia Gonçalves Miranda
Psicóloga
Pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos
Atua no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), dos municípios de Bom Conselho e Terezinha/PE