COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO

Alexandre Tenório
O contador de histórias
ERA TEMPO DE 7 DE SETEMBRO
(PARTE 1)

Data maravilhosa para nós estudantes, pois era quando tínhamos a oportunidade de vermos as meninas mais bonitas de maiô, saia curta, shorts, etc. Tocar na banda dava ao aluno um status mais elevado perante a turma e principalmente perante as meninas, e era a banda a principal atração do desfile. A banda do São Geraldo era mista, tinha homem e mulher, a banda do Estadual era exclusivamente de homem e a do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, era exclusivamente feminino (pois estudava só mulher), o Souto Filho era mista.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO
A banda do colégio se destacava pela disciplina e organização, invariavelmente usavam o uniforme de gala que era composto de uma saia bem plissada (cor azul marinho) saia esta que ficava a dois dedos após o joelho, a meia era (branca), que chegava ao meio de canela, sapatos vulcabrás (preto), mãos calçadas com luvas (branca), os botões da camisa eram fechados até o pescoço, tinha uma gravata bem fininha que dava o toque todo especial ao uniforme, e na cabeça a eterna e elegante boina (azul marinho).
O alinhamento era um alinhamento militar, as meninas não tinham instrumentos de sopro tradicionais e sim tinha clarinas de teclados e também aquele instrumento que não sei o nome e que é feito com pedaços de ferro distribuídos paralelamente e tocado por uma baqueta de madeira tendo na cabçea uma protuberância arredondada. Sem elas saberem, foram à primeira banda fanfarra de nossa cidade, as músicas era tocada delicadamente pelos dois instrumentos. Na frente da banda iam á baliza e a regente, sem sombra de duvidas eram as mais bonitas e bem feitas de corpo da escola, atrás vinham uma ou duas partes esportivas e os restantes eram os pelotões com as alunas todas em traje de gala.
O colégio era o primeiro a sair, onde passava era aplaudido pelos transeuntes, ao entrar na praça Dom Pedro II uma multidão já o aguardava, então a banda tocava belas músicas e fazia suas singelas coreografias, tudo sendo monitorado pelo instrutor Geraldo Grade, que no 7 de setembro se desdobrava para dar conta do colégio e do São Geraldo.O engraçado de tudo era que o colégio não investia em carros alegóricos, comissão de frente, partes esportivas, nada disso, o colégio aonde estudava a nata da nossa sociedade, que poderiam fazer um desfile milionário, fazia um desfile simples, porém o mais elegante de todas as escolas. Se nós fechássemos os olhos e lembrasse o ano anterior nós víamos o mesmo desfile, algumas vezes era que se fazia um carro alegórico, que sem sombra de dúvida seria o mais bonito do 7 de setembro daquele ano.
O nosso 7 de setembro sem o Colégio Nossa Senhora do Bom conselho, perde muito em boniteza e galhardia, já está na hora das responsáveis por este que é o pilar da nossa educação, rever sua posição quanto a não desfilarem no dia 7 de setembro, como também as nossas autoridades municipais que são as responsáveis pela organização do evento, dar as condições necessárias para o COLÉGIO N. S. DO BOM CONSELHO, desfilar.
ATENÇÃO!
No final da página deste blog, vocês leitores irão encontrar a nossa coluna com todos os artigos já escritos e publicados.

Postar um comentário

0 Comentários