OFICINA TEATRAL EM GARANHUNS

As Oficinas de Iniciação Teatral são grandes atrações do Festival de Artes Cênicas de Garanhuns. O objetivo é qualificar atores, diretores, bailarinos e as produções locais. As atividades configuram-se como uma oportunidade de formação complementar para os artistas desta região que trabalham com artes cênicas.  Este ano o Sesc disponibilizou três oficinas: Dramaturgia – Leituras em Cena, com o tema “A Dramaturgia de João Falcão”, ministrada nos dias 22 e 23 de outubro, por Luiz Felipe Botelho do Recife; Palco Giratório, ministrada pelo Grupo Delírio de Curitiba (PR), nos dias 24 e 25; E por último, Corpo em Movimento, com o tema “Desconstrução e reconstrução da ação do corpo“ ministrada por Ivaldo Mendonça do Recife, nos dias 26 e 27 de outubro.

Cada turma contemplou 20 alunos, oriundos de grupos teatrais iniciantes ou já consolidados de Garanhuns e cidades circunvizinhas. “As oficinas estimulam a criatividade no segmento das artes cênicas e o autoconhecimento. Elas têm o objetivo de ampliar o olhar do ator ou bailarino, e eles estão interagindo, mostrando envolvimento e evoluindo nas suas atividades”, explicou o oficineiro da turma “Corpo em Movimento”, bailarino e coreógrafo, Ivaldo Mendonça.

Segundo a supervisora de Cultura do Sesc Garanhuns, Lílian Ferreira, este ano houve um aumento na procura por vagas e todas foram preenchidas. “Trata-se de uma experiência que deu certo, no ano anterior, e decidimos repetir a dose, inclusive com a Oficina do Palco Giratório, que há cinco anos não ministrava em Garanhuns, por falta de demanda. Agora nós temos um evento que movimenta e une a classe em Garanhuns, e estamos muito satisfeitos com o resultado desse trabalho”, explicou Lílian Ferreira.

O terceiro Festival de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc Garanhuns, acontece no período de 22 a 29 de outubro de 2011. São 14 espetáculos Adultos, para Infância e Juventude e Teatro de Rua, encenados em diversos espaços culturais da cidade como Teatro Luiz Souto Dourado, Espaço Colunata, Espaço Cultural Luiz Jardim e Sesc.

TEXTO ENVIADO
POR JAQUELINE MENEZES

Postar um comentário

0 Comentários