18 QUILÔMETROS, 19 QUEBRA-MOLAS, E PODE?

Já informamos em outras postagens que o governo do estado através de uma empresa contrata, retomou a recuperação da PE-218, no percusso Bom Conselho - Divisa com Alagoas, num total de 18 km de distância. A pista recebeu uma nova camada asfáltica, alguns trechos foram alargados, outros passou por um serviço mais apurado, etc. Neste momento a obra está na fase de sinalização horizontal e vertical, além da colocação de placas de sinalização. Mas, o que nos chamou atenção foi a quantidade de quebra-molas construidos ao longo dos 18 km, um total de 19 quebra-molas. Vamos dizer que você está dirigindo seu veículo com destino ao estado de Alagoas, confira a relação de lugares que foram colocados os quebra-molas.
1. Em frente a Transportadora Transgomes
2. Em frente ao Posto Ale Papacaça
3. Na entrada da Sovabom
4. Em frente a Indústria de Laticinios Alami
5. Em frente a churrascaria do Pereira
6. Na entrada para Logradouro dos Leões
7. Antes da Perdigão
8. Entrada para a Perdigão
9. Saida da Perdigão
10. Em frente ao Posto Vitória de Jesus
11. Depois do Posto Fiscal
12. Na entrada do Sitio Cancelas
13. Entrada do Povoado Igreja Nova
14. Saida de Igreja Nova
15. Em frente ao cemitério do Distrito de Lagoa de São José
16. Na entrada para Lagoa de São José
17. Em frente a escola de Lagoa de São José
18. Em frente o posto de gasolina em (saida de Lagoa de São José)
19.Entrada do Distrito de Rainha Isabel
Ufa! A lista é grande. Praticamente um quebra-molas a cada km percorrido. O mais perigoso de todos é o quebra-molas que fica a 50 metros da entrada de Rainha Isabel, por três motivos: primeiro, fica num declive, segundo, será um ponto para assalto, pois o lugar é muito esquisito, terceiro, o Código Brasileiro de Trânsito, proíbe a construção de quebra-molas em vias que o limite de velocidade ultrapasse os 20 km/h. Veja a seguir o que diz o CBT.
"A resolução de nº 39 de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), considera que a implantação das ondulações transversais só deve acontecer após estudo de outras alternativas de engenharia de tráfego e quando estas alternativas se mostrarem ineficazes para redução de velocidade e acidentes.

Existem dois tipos de ondulações transversais previstas na legislação de trânsito brasileira. Uma deve ter comprimento de 1,50 m e altura de até 8 cm, e a outra pode chegar a 3,7 m de comprimento e 10cm de altura. Ambas devem ter largura igual à pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial. Os quebra-molas devem estar distantes 15m de esquinas ou curvas e não podem ser implantados em vias utilizadas por transporte coletivo ou onde os limites de velocidade sejam superiores a 20km/h. Os redutores também não podem ser implantados em vias com aclividade superior a 6%".

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Conheço muito bem essa estrada que vai de Bom Conselho à divisa do Estado de Alagoas. Sei que ela é muito perigosa e não comporta velocidade acima de 60km/h, em vários trechos. - São muitas curvas, precipícios de um lado e barrancos do outro etc. - Pela fotografia aí exposta, NÃO se trata de "quebra-molas". São ondulações leves, incapazes de provocar acidentes. Ademais, NÃO dão motivos para redução brusca da velocidade. - 2. E o que poderia provocar assaltos constantes, em tempos recentes, eram os buracos no rendado asfalto, que faziam a gente reduzir a velocidade para 5Km/h. - É ISSO./.

    ResponderExcluir
  2. Presado Sr. José Fernando,discordo da sua tese, alem de terem uma altura soficiente para provocar acidentes não estão silazidas,e em questão da velocidade permitida em BRs ou PEs, a minima e de 80Km, pois indo ao estado de AL com minha familia por pouco não sofri um acidente na penquena andulações como você falou nas aproximações do distrito de Higreja Nova, onde a velocidade chegara de até 120km, e na volta a nossa cidade ontem anoite quase presenciei dois acidentes na pequena adulação localizada na entrada do Distrito de Rainha Izabel,vinha sentido AL a Bom Conselho, a minha frente um Bitrem e um Caminha Baú, os mesmo em torno de 80km, quase se chocaram e cairam na rebanceira do lado esquerdo, o bitrem se desgorvernou ao passar na lombada e o caminhão praticamente voou batento a proteção de ferro com fitas luminosas localizada atras do mesmo.

    Portanto quem solicitou ou altorizou as lombadas não tem noção do que e lei de transitido e a empresa que executou os mesmo tambem esta leiga com as leis.

    ResponderExcluir
  3. A lei é feita e fica sujeita a interpretações variáveis. E deve adequar-se a várias realidades, quando da sua aplicação. Assim como, as leis estão sujeitas a mudanças a qualquer hora. - E quem é de Bom Conselho, especialmente, já sabe como é a referida estrada, a partir de Igreja Nova. - Então, sugiro ao senhor Francisco Anjos a não trafegar em velocidade de 80Km/h a 120Km/h nessa pequena estrada entre Bom Conselho e a divisa de Alagoas. - E quem vem de Alagoas, ao chegar às proximidades da entrada de Rainha Izabel, já deve ter uma noção dos riscos que estão bem claros nessa estradinha. É o caso dos motoristas dos camihões que quase se espatifaram naquele trecho, conforme afirma o senhor Francisco. - Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. - NÃO vamos culpar as ondulações pelos "quase" acidentes. - Devemos culpar os condutores dos veículos, por desobedecerem a lei natural. Essa lei natural a que me refiro é a lei que MANDA PRESERVAR A VIDA. E QUE RECOMENDA DIRIGIR COM UM OLHO NA ESTRADA E O OUTRO OLHO NOS PERIGOS DA ESTRADA./.

    ResponderExcluir
  4. De Igreja Nova à Divisa de Alagoas, PE-218, registra-se alto índice de acidentes com veículos, onde diversos pais de família perderam a vida ou bens materias. Na serra das tabocas perdemos um de nossos tios. Verifica-se que é um dos percursos mais arriscados do país, em termos de estrada. Um corredor ou túnel a céu aberto, sem acostamento, sem terceira faixa de rolamento, com lombadas natuais, curvas, aclives e declives acentuados. Esperávamos que fosse introduzidas melhorias na presente reforma, mas
    o problema se agravou, uma vez que a estrada sem buracos é um convite ao trânsito com maior velocidade e, consequentemente mais acidente e roubo de cargas. Quem interpretou a Lei e construiu o quebra-molas na entrada de
    Rainha Isabel vai assistir acidentes trágicos.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."