COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


Alexandre Tenório
Historiador
ERA TEMPO DE 7 DE SETEMBRO
 (FINAL)
LOJA MAÇÔNICA
(SEGREDO E CARIDADE)

Desde que me entendo por gente, é a loja maçônica quem abre o desfile de 7 de setembro em nossa cidade, aqueles homens todos de terno preto, uma espécie de babador na cintura, e um monte de medalhas no peito. Como é sabido por todos, o patriarca da nossa independência JOSE BONIFACIO, era maçon. Devemos muito a maçonaria a nossa independência, por este motivo é que em nossa cidade a maçonaria é quem faz a abertura do nosso 7 de setembro.
Certa feita estava eu na Praça João Pessoa, quando vem subindo a maçonaria, pois eles já tinham hasteado a bandeira na Praça da Bandeira, e se dirigiam a Praça Dom Pedro II para que fosse proferido o discurso de abertura do desfile do 7 de setembro, quando noto o meu compadre José Felix todo pomposo, com aquele babador na frente, e na lapela do paletó cheia de medalhas, eu não me contive e perguntei.
Psiu, Zé, olha pra aqui. É quando Zé olhou ai eu perguntei, aonde foi à batalha que tu foste Zé que ganhaste tanta medalha, o pessoal que estava na calçada caiu na gargalhada, ai Zé diz “vai te lascar”. E saiu todo sério marchando.

COLÉGIO CERU
Embora fosse um colégio feito com o objetivo de acolher as pessoas da zona rural, logo ele passou a ser um colégio urbano, teve na professora Jaciara, sua primeira diretora. O colégio CERU tem O branco e o azul marinho em seu fardamento, sendo a camisa branca e a calça azul marinho. O colégio CERU, foi o primeiro colégio construído com uma boa estrutura para ser um colégio, construído numa área grande, e no perímetro da cidade, em pouco tempo a área ao redor do CERU se urbanizou e aquele lugar que parecia distante tornou-se perto, eu lembro-me muito bem quando nós dizíamos, vamos para a fazenda de seu Liro, era um passeio distante, depois do CERU a ida para seu Liro ficou um salto.
Por muito tempo o CERU desfilou em nosso 7 de setembro, era um desfile didático, sem muitas pretensões, pois com já foi dito o ESTADUAL abafou qualquer eminência de outro colégio brilhar no 7 de setembro, o ESTADUAL era imbatível no que se diz respeito a 7 de setembro.
Depois de certo tempo, e de varias administrações, os instrumentos foram sumindo e terminou com a não participação do CERU no desfile de 7 de setembro, no ultimo ano do governo de Gervásio Matos, só ouve o desfile do estadual, foi o mais fraco 7 de setembro que nós tivemos, o desastre administrativo do segundo mandato de Gervásio teve conseqüência direta no 7 de setembro.
Quando Daniel Brasileiro assumiu o governo, uma das principais metas foi restaurar o nosso 7 de setembro e para isto ele deu todas as condições aos nossos colégios para desfilar, e o CERU ganhou uma banda completa de instrumentos, esta banda foi conseguida através de um bingo, em que eu dei de presente ao colégio um refrigerador e outras pessoas deram outras coisas, e com o dinheiro arrecadado foi comprado alguns instrumentos, e Dr. Armando Monteiro deu o complemento dos instrumentos, e estava formada novamente a banda do CERU, que hoje é a nossa melhor banda, sempre disputando torneios em varias cidade e vencendo. A banda do CERU é hoje chamada de TROVÃO AZUL.
A BANDA MAJOR BOANEGES DE CARVALHO
A nossa tradicional BANDA VILLAS LOBO, foi com o tempo se acabando, os instrumentos foram se tornando obsoletos, não ouve renovação de pessoas e a BANDA VILLAS LOBO se resumiu a uma sede e a sua participação no carnaval de nossa cidade.
Quando Daniel Brasileiro assumiu o governo imediatamente providenciou a formação de uma escola de musica e conseqüentemente a formação de uma banda municipal, a escola foi chamada de ESCOLA DE MUSICA PROFA IRACEMA TENÓRIO e a banda foi chamada DE MAJOR BOANEGES CARVALHO CERQUEIRA, com a ajuda do Dr. Armando Monteiro, foi conseguido todos os instrumentos necessários para a formação da escola e da banda, e nós passamos a ter novamente uma banda de musica, que iria abrilhantar os nossos 7 de setembro, e nossas datas festivas, é muito bonito ver passando pelas ruas uma banda de musica, é uma das coisas que mais me emociona.
Durante os quatros anos de governo de Daniel Brasileiro, a escola de musica formou mais de 40 jovens, que tinham os instrumentos e ainda tinham um salário, foi realmente uma excelente idéia que Daniel teve, os nossos carnavais passaram a serem tocados pela a banda, ultimamente os últimos remanescentes da banda tocaram o carnaval do beco, e deram um show.
Infelizmente os governos de Audálio Ferreira e Judite Alapenha não deram continuidade a este excelente trabalho iniciado no governo de Daniel Brasileiro, e a banda acabou. Quando Walmir Soares tinha o poder em nossa cidade, ele fazia do 7 de setembro uma grande festa, pois ele aniversaria neste dia. Esta aqui um pequeno resumo desta tradicional festa de nossa cidade, tendo altos e baixos, mais continua firme levando sempre uma grande quantidade de pessoas as ruas.
FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. É muito agradável ler estas publicações de ALEXANDRE TENÓRIO. Faz a gente voltar ao nosso tempo de criança e jóvens em Bom Conselho. Quando li a parte referente a banda de música Villas Lobos, voltei ao meu tempo, porque foi nela graças ao grande maestro JOSÉ TENÓRIO DUARTE (JOSÉ DE PULUCA), que aprendi meus primeiros solos no piston e tudo que aprendi agradeço a ZÉDE PULUCA e a BANDA VILLAS LOBO.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."