POEMA DE AUGUSTO DOS ANJOS PARA COMEÇAR SEU DIA BEM

Lendo um dos livros do poeta paraibano Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, formado em letras, faleceu aos trinta anos de idade, escreveu versos que transportam a dor humana ao reino dos fenômenos sobrenaturais. Suas composições são testemunhos de uma primorosa originalidade. Augusto dos Anjos nunca se conteve em transmitir seus sentimentos diante de uma realidade filosófica da época. Dedico a todos aqueles que acreditam no amor da humanidade por algo, por alguém, por se estar bem. Na verdade, toda pessoa deve ter seu próprio idealismo.
Idealismo

Falas de amor, e eu ouço tudo e calo
O amor na Humanidade é uma mentira.
E é por isto que na minha lira
De amores fúteis poucas vezes falo.

O amor! Quando virei por fim a amá-lo?!
Quando, se o amor que a Humanidade inspira
É o amor do sibarita e da hetaíra,
De Messalina e de Sardanapalo?

Pois é mister que, para o amor sagrado,
O mundo fique imaterializado
— Alavanca desviada do seu fulcro —
E haja só amizade verdadeira
Duma caveira para outra caveira,
Do meu sepulcro para o teu sepulcro?
Augusto dos Anjos

Postar um comentário

1 Comentários

  1. EXCELENTE CLAUDIO ANDRÉ,PARABENS,CREIO QUE JÁ LEU DO CITADO ESCRITOR O LIVRO, "EU E OUTRAS POESIAS"E UMA DAS MELHORES QUANDO ÊLE DIZ:VÊS,NINGUEM ASSISTIU AO FORMIDAVEL ENTERRO DA TUA ULTIMA QUIMERA,SOMENTE A INGRATIÃO ESTA PANTERA FOI A TUA COMPANHEIRA INSEPARAVEL. E JÁ NO FINZINHO ÊLE DIZ, O BEIJO AMIGO, É A VESPERA DO ESCARRO, A MÃO QUE AFAGA É A MESMA QUE APEDREJA. ALÍ ÊLE RETRATAVA A VIDA NUA E CRUA."SE ALGUEM CAUSA INDA PENA DA TUA CHAGA,APEDREJA ESTA MÃO VIL QUE TE AFAGA, E ESCARRA NESTA BÔCA QUE TE BEIJA.UMA INTELIGÊNCIA QUE SÓ DUROU 30 ANOS;SOU ADMIRADOR DO MESMO, E A VOCÊ PARABENS.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."