PREFEITURA SOLICITA CONSTRUÇÃO DE LOMBADAS NA PE


PE-218 (proximidade do Sitio Cancelas)
Zona rural de Bom Conselho
Conversei na manhã deste domingo com a prefeita Judith Alapenha por telefone sobre as 19 lombadas feitas pela empresa que está terminando de recuperar a PE-218 entre Bom Conselho e a divisa com Alagoas. Segundo a gestora do municipio, recebeu das comunidades que estão às margens da rodovia, baixo-assinado solicitando a colocação de lombadas, especialmente nas proximidades do Sitio Cancelas, Povoado de Igreja Nova, Distrito de Lagoa de São José e Sitio Amargoso (próximo a entrada para o Distrito de Rainha Isabel), automaticamente, a prefeitura de Bom Conselho solicitou ao engenheiro da obra a construção dessas lombadas. O percusso entre Bom Conselho e a divisa com Alagoas, são 18 km, foram construidos 19 lombadas, praticamente uma lombada a cada quilômetro. Usuários da PE-218, já estão questionando a quantidade de lombadas, especialmente nas proximidades da entrada do Distrito de Rainha Isabel.
VEJA O QUE DIZ O CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÃNSITO
"A resolução de nº 39 de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), considera que a implantação das ondulações transversais só deve acontecer após estudo de outras alternativas de engenharia de tráfego e quando estas alternativas se mostrarem ineficazes para redução de velocidade e acidentes.
Existem dois tipos de ondulações transversais previstas na legislação de trânsito brasileira. Uma deve ter comprimento de 1,50 m e altura de até 8 cm, e a outra pode chegar a 3,7 m de comprimento e 10cm de altura. Ambas devem ter largura igual à pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial. Os quebra-molas devem estar distantes 15m de esquinas ou curvas e não podem ser implantados em vias utilizadas por transporte coletivo ou onde os limites de velocidade sejam superiores a 20km/h. Os redutores também não podem ser implantados em vias com aclividade superior a 6%".

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1 Comentários

  1. A construção de lombadas se justifica em face da irresponsabilidade e imprudencia de alguns motoristas e da inoperância de quem devia fiscalizar as rodovias.

    O que não se pode é colocar em risco a população.

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