COLUNA ENSAIO GERAL COM ALEXANDRE TENÓRIO


Alexandre Tenório - Escritor
ERA TEMPO DE CARNAVAL 
(PARTE III)
Como vimos anteriormente o BLOCO DO PAGA-NADA, era o mais famoso bloco que saia à tarde. Esses blocos que saiam à tarde, eles tinham como característica a uniformidade das vestimentas, elas eram feita todas do mesmo tecido e da mesma cor, um lado iam os homens e do outro as mulheres, sempre em números iguais de homens e mulheres, eles sempre saiam com um trio de sanfona, triangulo e zabumba, tinha o seu estandarte, que era levado obrigatoriamente por uma mulher, e tinha o marcador ou baliza, ele era a principal peça do bloco, geralmente o marcador era o dono do bloco. Ele vinha com um bastão na mão e um apito na boca, à frente do bloco regendo os comandados a cada tipo de apito que ele dava era uma coreografia que se fazia diferente, o marcador ou baliza era um incansável maestro, e ele não parava um minuto de dançar e pular, ele era a alma do bloco, era ai que entrava o nosso grande folião BRÁS, ele era o dono do BLOCO PAGA NADA, que tinha nas cores verde e amarelo o seu padrão, Brás conduzia a sua agremiação com determinação e alegria, e quando dizia lá vem o PAGA-NADA, era uma correria, todos vinham ver o mais bonito e tradicional bloco de nossa cidade.
A parte da manhã era reservada aos blocos do mela-mela, entre eles estavam, XIPE, GULI-GULÉ, TIPITA, AS CAVEIRAS, HAJA MÉ NA RUA, OS CINCO DO SAMBA, BLOCO DOS CASADOS, A TURMA DO FUNIL, BLOCO DE DONA GILDA, AS PIRANHAS, AMANTES DO ALCOOL, FUSÇÃO PRETO ETC.
O BLOCO GULI-GULÉ, era basicamente formado por patricinhas e mauricinhos, era o que nós chamávamos os metidos a besta. AS CAVEIRAS eram basicamente formadas pelo o pessoal do CERU, pois Jaciara era a diretora do CERU, e ela era a dona do bloco. O TIPITA era um bloco que tinha como dona profa Beta, e tinha como base a Rua Marechal Deodoro, as cores do Tipita era azul e branco. Os cinco do samba estavam sempre agregados ao bloco do pessoal do clube dos 30 e por ai vai.
O XIPE, foi de todos estes o melhor bloco e o que mais durou, conseguindo ter como os seus foliões mais de duas gerações de bom-conselhenses, o Xipe atingiu seu ápice nos anos 80 e foi exatamente no período principal da minha juventude.
No Xipe nasceram vários namoros que terminaram em casamentos, como também vários namoros que iam dar em casamento e lá acabará, o Xipe esta para o carnaval da minha época como a chuva de prata estava em relação ao nosso divertimento à noite, com o tempo os blocos iam acabando e o Xipe ia incorporando os membros deste blocos, nós últimos anos a quantidade gente era tanta que era necessário limitar a entrada de mais pessoas. 
O primeiro grande bloco de nossa cidade foi o BLOCO OU VAI OU RACHA, que era presidido por meu tio Xisto Feliciano, que foi sem sombra de duvida um dos maiores foliões de nossa cidade o Bloco Vai ou Racha era composto pela a elite de nossa sociedade na época, e tinha no CENTRO LIRICO BOMCONSELHENSE, a seu principal clube, ele ficava localizado na Rua 7 de setembro, onde hoje funciona a promotoria publica, depois dele é que veio o clube dos 30, que antes da construção  atual era localizado aonde hoje é o departamento de educação do município.
AGUARDEM QUE TEM MAIS!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eita ferro. Alexandre reviveu todos melhores momentos dos carnavais em Bom Conselho. Tomare que ele se lembre de nos próximos capítulos, contar como era os entrudes e mela-mela aos domingos de carnavais, onde ficávamos na Praça Pedro II concentrados esperando terminar a missa das 09,00 h. para darmos início ao mela-mela e até o corso nos jeeps e outros carros preparados exclusivamente para o carnaval. Era MASSA sim...

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."