COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


Alexandre Tenório - Escritor
ERA TEMPO DE ELEIÇÕES (PARTE I)
Como todos nós sabemos, todas as eleições têm suas características, jamais uma eleição foi igual à outra, primeiro porque os candidatos não são iguais as eleições anteriores e mesmo se fossem, o discurso muda de uma eleição para a outra eleição. Os eleitores não são os mesmo, pois de quatro em quatro anos a entrada de novos eleitores é grande, os mais velhos vão morrendo e os mais novos vão iniciando a renovação eleitoral.
Porém em qualquer época de nossa história, o ano de eleição é motivo de muita especulação e agitação na cidade. Em Bom conselho não é diferente. Desde as primeiras eleições, nossa cidade viveu intensamente esta data, primeiro com os Vilelas, depois com Lívio machado, depois com o coronel José Abílio, depois com Gervásio Pires e assim por diante.
No tempo passado quando nosso município tinha 1040km2, e compreendia as cidades de Terezinha e Saloá, e era um dos maiores município do estado de Pernambuco, as eleições eram muito desgastante para os políticos, primeiro pela precariedade de locomoção, pois além das estradas serem poucas e ruins, o meio de transporte era também ruim, os carros era o que podemos dizer uma lata velha.
A quantidade de pessoas habilitada para votar, também era baixo, basta dizer que meu tio Gervásio Pires foi eleito em 1958 deputado estadual com pouco mais de três mil votos.
Porém mesmo com uma densidade eleitoral pequena, não era fácil fazer política naquela época.
As eleições da década de 30 e 40 e 50 eram marcadas pelo um forte assistencialismo, para os senhores terem uma idéia, os políticos tinham de dar refeição aos eleitores no dia da votação, se matava vários bois, porcos, galinha, carneiro. O eleitor tinha de votar de barriga cheia, muitos deles só comiam carne de boi em tempo de eleição.
Quem era mais forte coagia os mais fracos com ameaça de pisa e desmoralização, fazer política contra o poder era praticamente uma loucura. Porém nossa cidade nunca deixou de ter uma oposição forte, tinha homens de determinação que sofriam a força do poder, porém não desistiam do seu ideal, que era libertar nossa cidade do totalitarismo que os mais fortes queriam exercer sobre os mais fracos.
Devemos destacar alguns nomes de homens que não sucumbiram ao poder e lutaram bravamente pela democratização do nosso município:
DR JOSÉ MARIA PEREIRA DE MELO
DEP GERVÁSIO PIRES
JOSÉ CORRENTÃO
FLORISVAL VANDERLEY
PROF VALDEMAR SANTANA
DR JOAQUIM CIRILO
VALDEMAR GUEDES
OLAVO CRÊSPO
LUIZ CRÊSPO
GENÉSIO CORDEIRO
CABO MOISES
ADINÍSIO PADILHA
         E tantos outros que não me lembro.


Postar um comentário

0 Comentários