II Fórum da Internet: com estrutura de intercâmbio, evento debate rumos da Internet no país

O II Fórum da Internet no Brasil já tem data e local confirmados: entre os dias 3 e 5 de julho, em Olinda (PE). O evento, promovido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), reúne representantes da comunidade acadêmica, do terceiro setor, do segmento empresarial e do governo para discutir os desafios relacionados à Internet no país. As inscrição, gratuitas, estão abertas no site do Fórum e as solicitações de auxílio-participação podem ser feitas até o dia 25 de maio.

De acordo com Veridiana Alimonti, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e membro titular CGI.br, a primeira edição do evento buscou mapear a posição dos setores, enquanto a segunda visa concretizar os princípios discutidos e definir encaminhamentos. O Fórum é baseado em um modelo multissetorial de governança da Internet e incentiva os principais representantes destes setores a acompanhar e opinar sobre os temas e questões mais relevantes para a consolidação e expansão da Internet no Brasil.
Para a segunda edição, os seguintes temas foram escolhidos como trilhas de discussão: Direitos e Marco Civil, Propriedade Intelectual, Inclusão Digital, Conteúdos e Plataformas e, por fim, Governança Global. Segundo Alimonti, são temas que estimulam a discussão de modelos de gestão e a democratização da governança da Internet, com maior participação da sociedade civil.
“A questão da propriedade intelectual e dos direitos autorais,  da governança global da Internet e do próprio Marco Civil, por exemplo, são discussões que precisam avançar, pois abarcam disputas entre governos, empresas de telecomunicações e sociedade.”, destaca Alimonti.
Intercâmbio
Além de destinar recursos para a concessão de auxílio-participação, possibilitando a presença de pessoas que não têm condições de financiar o comparecimento à atividade, o II Fórum da Internet tambem contará com uma estrutura de intercâmbio, possibilitando maior participação dos presentes. “Nas chamadas ‘desconferências’, qualquer participante do Fórum poderá propor a discussão de um tema específico”, explica Alimonti.
Os internautas e representantes de entidades poderão apresentar teses para serem consideradas em uma ou mais trilhas. As teses devem ser enviadas ao e-mail forumdainternet@cgi.br e serão disponibilizadas no site do evento.

Postar um comentário

0 Comentários