Quito sedia Encontro Latino-Americano de Comunicação Popular de 17 a 22 de setembro

CLÁUDIO ANDRÉ E ROSANE BERTOTTI NO I ENCONTRO MUNDIAL DE BLOGUEIROS EM FOZ DO IGUAÇÚ-PR
A capital do Equador, Quito, sediará de 17 a 22 de setembro de 2013 o Encontro Latino-Americano de Comunicação Popular e Bem Viver, que reunirá lideranças dos movimentos sociais, estudantes, professores e intelectuais que lutam pela ruptura com o monopólio da palavra e pela efetivação da verdadeira liberdade de expressão em todos os países do Continente.
A secretária nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) foi escolhida para abrir os debates ao lado de Gerardo Jumi Tapias, da poderosa Coordenação Andina de Organizações Indígenas (CAOI). Sob a moderação de Osvaldo León, da Agência Latino-americana de Informação (ALAI), o tema em destaque será “A agenda social no marco da democratização da comunicação”.
Na oportunidade, Rosane Bertotti fará uma avaliação da disputa político-ideológica e cultural em curso no Continente, apontando como os grandes conglomerados privados de comunicação têm sido um obstáculo para a efetivação de avanços mais profundos em nossas sociedades. “Se a regra é o cifrão, a informação não flui, pois o filtro é puramente o interesse econômico da meia dúzia de famílias que detém o monopólio do setor e tem laços muito estreitos com o sistema financeiro, as transnacionais e as grandes empresas”, ressaltou.
A sindicalista também discorrerá sobre a popularização da campanha do FNDC “Para expressar a liberdade” e da necessidade da conformação da mais ampla frente para garantir mudanças na legislação, a fim de “oxigenar o setor e democratizar a palavra”.

Postar um comentário

0 Comentários