BOM CONSELHO REGISTRA CASOS DE SIFILIS

A doença conhecida como Sífilis, está na relação das Doenças Sexualmente Transmissiveis - DSTs, em Bom Conselho já existe o registro de vários casos, especialmente em laboratórios particulares.
A sífilis é uma doença altamente contagiosa, transmitida pela bactéria Treponema pallidum e espalhada principalmente pelo ato sexual, inclusive por sexo oral e anal.
Para que a doença não chegue a contagiar durante o ato sexual, deve-se usar preservativo. Como a cidade de Bom Conselho é pequena, torna-se preocupante o crescimento desse tipo de doença. Segundo informações, os casos comprovados tem a participação de jovens, especialmente aqueles que estão iniciando a vida sexual agora. A sífilis é uma moléstia infecciosa de transmissão sexual causada pelo Treponema pallidum que determina lesões cutâneas, podendo atingir outros sistemas orgânicos, particularmente o sistema cardiovascular e nervoso.  
Saiba mais sobre alguns sintomas dessa DST.
1. Sintomas da sífilis primária
O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre o contágio e os primeiros sintomas, é em média de 2 a 3 semanas. Todavia, há casos em que este intervalo pode ser tão curto quanto três dias ou tão longo quanto três meses.
A lesão da sífilis primária é uma pápula (uma pequena elevação na pele) nos órgãos genitais que em poucas horas se transforma em uma úlcera não dolorosa. Nas mulheres esta lesão pode passar despercebida, uma vez que é pequena (em média 1 cm de diâmetro), indolor e costuma ficar escondida entre os pelos pubianos ou dentro da vagina. Não há outros sintomas associados à lesão da sífilis primária; o paciente apresenta no máximo aumento dos linfonodos da virilha (ínguas).
Em alguns casos a úlcera pode surgir na boca ou na faringe, caso a transmissão tenha se dado através do sexo oral.
A úlcera da sífilis recebe o nome de cancro duro e após 3 a 6 semanas desaparece mesmo sem tratamento, levando à falsa impressão de cura espontânea. Portanto, a sífilis inicialmente é uma doença indolor, que costuma frequentemente passar despercebida e que parece desaparecer espontaneamente após algum tempo. O problema é que o desaparecimento do cancro duro não significa cura, pelo contrário, a bactéria agora está se multiplicando e se espalhando pelo organismo silenciosamente.


Postar um comentário

0 Comentários