COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


Alexandre Tenório - Escritor

WALMIR SOARES 
(O DRAGÃO) 
PARTE XIV
O grupo de Dr. Arnaldo Amaral vinha com 33 candidatos a vereador, gente de todas as classes sociais e profissionais, alguns destes candidatos eram, Flávio Pessoa (Bancário), Fernando Benjoino (Professor), Dequinho (Professor), Pastor Diogenes Torres (Professor), Sílvia Borges (Professora), Dr. Marcílio Abdon Lira (Médico), Geraldo Guedes (Professor) etc.
O grupo de Walmir vinha com 18 candidatos a vereador. O apoio político a Arnaldo Amaral era muito grande, o comércio quase todo estava com Dr. Arnaldo Amaral.
Começa a campanha, com o apoio maciço da prefeitura a candidatura de Gervásio começa a decolar, e o povo elege como símbolo da campanha um galho de mato, e a onda pegou e para terminar a conversa, Gervásio mete quase dois mil votos de diferença em Dr. Arnaldo Amaral, terminava ali o fim do político que fez história em nossa cidade, sem nunca alcançar o poder, foram cinco eleições e cinco derrota, esta foi a última participação de Dr. Arnaldo Amaral numa campanha politica como candidato.
Com a vitória de Gervásio Matos, Walmir estava mais forte do que nunca, só falta coroar sua força politica com a eleição de deputado, pois a eleição legislativa de 1986 o grande vencedor foi Manuel Luna, que ganhou do candidato de Walmir e ainda se elegeu deputado.
Walmir agora esta mais arrogante do que nunca, e começa a ironizar as cinco derrotas de Dr. Arnaldo Amaral, só que o destino reservava para ele algumas derrotas, não cinco como Dr. Arnaldo, mas sete derrotas.
Walmir entrega a Gervásio Matos uma prefeitura totalmente saneada, todos os salários pagos, uma grande quantia de dinheiro em caixa, todos os carros funcionando perfeitamente, a cidade bem cuidada, enfim, Gervásio pegou um filé, com tudo para deslanchar. Com dinheiro em caixa, ele comprou logo quatros Fiat uno zero Quilômetro, e iniciou o seu governo com força total.
Walmir tinha mantido no governo de Gervásio praticamente toda sua equipe, ficaram no governo, Jaciara (educação), Dorinha (finanças), Abelardo Tenório (administração). Estes secretários eram o tripé de sustentação do governo de Walmir, com eles no governo de Gervásio era como se Walmir continuasse a governar.
                            ELEIÇÃO LEGISLATIVA DE 1990
A esta altura dos acontecimentos o desgaste político do deputado Manuel Luna era muito grande, o que inviabilizava a sua reeleição a assembleia estadual. Walmir se lança candidato a deputado, com ampla chance de ser eleito, pois além de sair de Bom Conselho com uma boa votação, ele tem grande penetração no agreste e também na capital aonde ele tinha feito muitas amizades.
Como era previsto Walmir tem uma grande votação em nossa cidade e no estado, porém não consegue se eleger deputado, ficando na primeira suplência, estas eleições que foram realizadas em 1990, fez com que Arraes não fizesse o seu sucessor e a oposição fizesse Joaquim Francisco governador de Pernambuco. Mesmo não sendo eleito deputado, Walmir passa a ser o homem forte do governo de Joaquim Francisco em nosso município, então acontece uma coisa que mudaria definitivamente o rumo político de nossa cidade.

AGUARDEM QUE A COISA ESTA ESQUENTANDO

Postar um comentário

0 Comentários