COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO

Alexandre Tenório - escritor

WALMIR SOARES 
(O DRAGÃO) PARTE XVII
Walmir cometeu o mesmo erro de Manuel Luna quando deputado, ou seja, passava mais tempo em Recife do que aqui, e isto refletiu negativamente na campanha, pois ele só chegava aqui em Bom Conselho nos finais de semana, enquanto isto Audálio estava aqui diariamente solto na buraqueira.
Quando abrem as urnas, Audálio coloca quase dois mil votos de frente. Walmir conhece a sua primeira derrota para prefeito e a segunda derrota eleitoral, pois ele não conseguiu ser eleito deputado, ficando na suplência só assumindo com a morte do deputado Edson Queiroz, porém ainda era rico, era deputado e tinha como reverter aquela situação.
A campanha de Walmir foi uma campanha rica, e ele gastou muito dinheiro, e ao término da campanha já não era um dos três homens mais rico de nossa cidade.
Vem a campanha legislativa de 1994, Walmir tenta renovar o seu mandato. O governo de Joaquim Francisco é um desastre, e Walmir foi muito prejudicado por este péssimo governo de Joaquim Francisco. As oposições lançam o Dr. Miguel Arraes como candidato a governador e Joaquim Francisco lança Gustavo Krause. A campanha de Arraes estoura em todo Pernambuco, e os partidários de Krause sofrem com este avanço da campanha de Arraes, Walmir gasta muito dinheiro, porém não consegue ser reeleito deputado, porém tinha ganho as eleições em Bom Conselho, sendo o candidato mais votado no município.
Agora Walmir tinha apenas o seu prestígio pessoal, e dinheiro. Não era mais deputado, tinha perdido o governo do estado, não tinha o poder municipal. O seu patrimônio era 60% do que já tinha tido. Com a não reeleição para deputado, Walmir conhece sua terceira derrota. Porém continuou a fazer política. Walmir comete um grande erro, passou a morar em Recife, mesmo sem ser deputado, passava mais tempo na capital que na nossa cidade.
O tempo de Walmir estava passando e ele não estava percebendo, pois o político cega. A política é uma doença, como fumar, beber e jogar. Com esta derrota para deputado, Walmir conhecia sua terceira derrota eleitoral, faltavam apenas duas para se igualar a Dr. Arnaldo Amaral. 
Vem as eleições de 1996 para prefeito, Audálio tinha feito um bom governo, tinha uma boa avaliação da população, porém não tinha preparado o seu sucessor, e ele sabia que Walmir viria com tudo para reaver a prefeitura, que aquela seria sua última tacada, e que ele tinha de ter alguém forte para conter o DRAGÃO.
Audálio estava rompido com Gervásio, porém se ele queria ganhar do DRAGÃO, só tinha um candidato para isto, era Gervásio Matos.
AGUARDEM O PRÓXIMO CAPITULO.

Postar um comentário

0 Comentários