COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


Alexandre Tenório - Escritor

WALMIR SOARES 
(O DRAGÃO) 
PARTE XII
Walmir pegou a prefeitura de Manuel Luna desorganizada, com pouco tempo organizou a prefeitura, iniciando uma das maiores gestões da nossa história administrativa, e para culminar com esta boa gestão, foi dado mais dois anos de governo.
Walmir reformou o hospital, onde você tinha uma parte com bons apartamentos, Walmir comprou vários carros, caçambas, ônibus e ambulâncias.
Cada distrito passou a contar com uma ambulância. O vereador Manuelzinho da Barra deu uma virada com uma ambulância, no outro dia Walmir comprou outra. Construiu o CENTRO SOCIAL URBANO, no local aonde era o estádio municipal Luiz Crespo, e construi um novo estádio com arquibancada e tudo que se tinha direito, e colocou o nome do nosso esportista maior “JORGE TORRES MEIRA”.
Construiu o colégio CERU, fez uma nova Praça Dom Pedro II, que foi um grande erro, pois poderia ter reformada a praça antiga e não ter derrubado as suas palmeiras imperiais, e feito uma praça cheias de canteiros, que não ficou bonita, e depois teve de ser destruída no governo de Daniel Brasileiro, dando lugar a esta belíssima praça atual.
Fez vários calçamentos, ampliou a prefeitura com um novo anexo, fez o prédio da câmara municipal, todos os distritos tiveram uma obra sua, especialmente a Rainha Isabel, onde ele fez o maior governo que aquela localidade já teve, e passando por muitos anos como um reduto eleitoral fiel a ele.
Com o seu jeito concentrador ele fez uma grande administração, porém consegui aumentar o números de inimigos, e o seu poder passou a ser praticamente absoluto, isto fez com que ele se tornasse mais arrogante do que nunca, pois naquela altura era já era um dos homens mais rico de nossa cidade. Walmir tinha o poder político, tinha o poder financeiro e tinha credibilidade em toda região, pois era bom pagador, a prefeitura comprava e pagava em dias duas obrigações.
Walmir não preparou o seu sucessor, nem dentro da família nem entre os amigos, ele pecou do mesmo jeito que Manuel Luna tinha pecado. Chegado a hora da sua sucessão e o grupo não tinha um nome forte para disputar as eleições, e para complicar as coisas, o grupo de Manuel Luna se juntou com o grupo de Arnaldo Amaral. Esta junção se deu nas eleições legislativas de 1986, quando Arnaldo Amaral apoiou a candidatura de Manuel Luna a deputado e este foi eleito, e Manuel Luna ficou comprometido a apoiar Arnaldo Amaral para prefeito nas eleições municipais de 1988.
Walmir tinha o poder da saúde em nosso município e era quem geria o hospital Monsenhor Damaso, quando Manuel Luna foi eleito deputado e Arraes Governador, o hospital passou para o estado, então Walmir num acesso de fúria, mandou dilapidar todos os apartamentos que ele tinha feito no hospital com recursos da prefeitura, deixando só a estrutura física, sem porta nem bacia de banheiro nem nada, foi um grande erro dele, pois isto foi explorado politicamente durante muito tempo.
Walmir comprou uma casa velha junto da serraria de Luiz Serra Pau, e lá construiu uma clínica da prefeitura, esta clínica iria fazer frente ao hospital, infelizmente esta clínica nunca decolou, e terminou sendo um elefante branco.
TEMOS MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR

Postar um comentário

0 Comentários