DRA. RAFAELLA GUEDES ESCREVE SOBRE FISIOTERAPIA GERIÁTRICA

DRA. RAFAELLA GUEDES
FISIOTERAPIA GERIÁTICA – Qualidade de vida para o idoso
Por muitos anos, ser idoso significava simplesmente aceitar a condição de uma pessoa “velha”, que passava o dia sentado numa cadeira, simplesmente esperando a hora do descanso. Esta realidade, que durou muito tempo, encontra-se em pleno processo e mudança e o conceito de qualidade de vida para aquelas pessoas com mais de 65 anos mudou completamente. Hoje esses senhores não estão apenas vivendo mais; eles QUEREM e PODEM viver mais e melhor.
“Antes, um idoso que se encontrava numa cadeira de rodas não saía de casa. Hoje essa pessoa vai ao Shopping Center, ao supermercado, isto é um envelhecimento saudável”, ressalta a geriatra Maria do Carmo Lencastre, médica do Real Hospital Português.
Outra coisa que mudou foi o fato do idoso procurar o médico por conta própria, já não são mais levados ao geriatra por familiares, apenas quando a situação está complicada. A atividade física é muito benéfica e é algo para que a pessoa continue ativa.
Seguem algumas dicas para facilitar o dia a dia dessas pessoas dentro de casa, em seu convívio:
Aumentar a iluminação dentro de casa;
Fazer uso de antiderrapantes em degraus dentro ou fora de casa;
Colocar etiquetas fosforescentes ou de cores fortes nos objetos de uso diário que precisam ser encontrados com facilidade;
Olhar pra frente, em direção as pessoas enquanto conversa;
Andar mais devagar, usar bengala, calçar sapatos confortáveis de solado mais grosso e antiderrapante;
Evitar carpetes e tapetes, para que o idoso não tropece;
Usar barras de apoio nos banheiros e corredores.
“A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem.” Tyron Edwards

Postar um comentário

0 Comentários