COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


ALEXANDRE TENÓRIO-ESCRITOR

WALMIR SOARES (O DRAGÃO) PARTE XVIII
ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 1996
Walmir sabia que aquela eleição era a sua última chance de voltar ao poder em nossa cidade. E para isto ele não iria medir esforços para chegar lá.
Com todos os revês que tinha tido, ele ainda era muito forte em nossa cidade, e ainda preservava um bom patrimônio, sendo um dos homens rico de nossa cidade, mesmo fora do poder estadual, tinha boas amizades e tinha alguma influência com pessoas da capital.
Sabia que o seu adversário político “GERVÁSIO MATOS” era um liso, e que ele tinha dinheiro e tinha tudo para ganhar as eleições.
Walmir trás para o seu lado o inimigo histórico (MANUEL LUNA), e faz de Manuel Luna seu vice. Infelizmente naquela altura do campeonato, Manuel Luna era apenas uma sombra do que fora no passado, e a grande maioria do seu grupo não foi com ele, ficando restrito a meia dúzia de gatos-pingados. Walmir não poderia ter escolhido pior vice, pois ao longo da campanha Manuel Luna de revelou um fardo nas costa de Walmir, sem ir para as palestras, ficando muito tempo em Recife, ou seja se a intenção de colocar Manuel Luna era agregar valores a campanha, isto não aconteceu.
Gervásio coloca como vice, Dr. Sales, jovem médico, com experiência política, pois tinha sido candidato a deputado na eleição passada e candidato a vice de Walmir na última eleição municipal, era novo e tinha disposição para trabalhar.
Começa a campanha os dois lados fazendo bons movimentos, é feita no mesmo dia duas carreatas, e quando se encontram, quase termina numa briga generalizada.
A justiça suspende as atividades políticas e determina que cada dia seja de um candidato, ou seja, no dia daquele candidato o adversário não pode tocar nem música.
Com esta atitude da justiça, nós sabíamos que não iria haver mais confusão, por outro lado nós não tínhamos a menor ideia de como estava a força política dos dois candidatos, pois como não tinha atividade política do adversário para comparar, ficava difícil comparar os movimentos. Várias pessoas começaram a ir para os dois movimentos, tinha gente na Serra de Sta Terezinha, que no dia de Walmir colocava o retrato de Walmir, no dia de Gervásio colocava o retrato de Gervásio.
Como Walmir tinha mais dinheiro para gastar, houve uma tendência favorável a ele, mesmo sem haver comparação entre os dois candidatos, era nítido que Walmir estava levando vantagem.
Faltando 10 dias para o encerramento da propaganda eleitoral, o grupo de Gervásio rompe com o trato, e declara que a partir daquele dia iria fazer comício todos os dias.
         AGUARDEM POIS COM ESTA ATITUDE MUDOU TUDO.

Postar um comentário

0 Comentários