COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


ALEXANDRE TENÓRIO - ESCRITOR

AS AVENTURAS DE DEDE BORGE
A MAIOR LUTA DE NOSSA CIDADE 
(PARTE I)
Irei contar a vocês a maior luta entre dois homens que nossa cidade já viu. O soldado Domingão era um homem de quase 1,90metro de altura, de compleição magra, cor morena clara, cabelos pretos. Domingão era um sujeito que chamava atenção em qualquer lugar que fosse.
Dede Borges era um homem de baixa estatura, cor branca, cabelos castanhos, de compleição atlética, com músculos definidos, através de anos de halterofilismo e da pratica de luta livre americana. Domingão tinha sido pistoleiro de Robson Mendes, no estado das Alagoas, quando Robson Mendes foi morto, Domingão foi para o Recife e lá sentou praça.
Dede Borges nasceu na cidade das Correntes e quando tinha 7 anos veio morar em Bom conselho, depois foi para São Paulo, e já rapaz voltou para Bom conselho. Com 21 anos foi para o Recife e ficou entre os anos 1957 a 1962. A briga aconteceu no ano de 1963, quando fazia 7 meses que Dede tinha voltado a Bom conselho.
Domingão chegou aqui pelas mãos do Sargento Menezes, era o homem de confiança do Sargento, para onde o Sargento era destacado domingão o acompanhava. O Sargento Menezes foi designado delegado em Bom conselho. Em pouco tempo Domingão passou a ser o nome mais comentado em nossa cidade, pois passou a dar pisa em tudo quando era gente.
Domingão era sempre acompanhado por uma cachorra da raça Pastor Alemão, que tinha como nome LOBA.
Domingão exercia um controle sobre o animal, como numa foi visto entre um homem e um cachorro. A cachorra obedecia rigorosamente o que Domingão mandava. Estes vários fatores faziam de Domingão um homem temido em nossa sociedade.
Domingão desenvolveu uma lista de 17 pessoa que deveriam levar uma pisa dele, e Dede Borges estava na lista, pois chegou ao ouvido de Domingão que tinha chegado do Recife um cabra baixinho, porém musculoso que era uma fera não abria pra ninguém, e que tinha uma força descomunal e era um bom lutador.
Domingão que era o rei absoluto em nossa cidade viu ameaçado sua hegemonia, e passou a monitorar os passos de Dede. Quando Domingão viu Dede pela primeira vez, achou que uma briga com ele seria uma moleza, pois embora fosse musculoso era muito mais baixo do que ele.
Dede por sua vez ao ver o temido Domingão pela primeira vez, achou que iria ganhar a luta, pois embora Domingão fosse um homem alto, não tinha a compleição atlética que ele tinha. Dede ficou aguardando o momento certo de desafiar Domingão. A cada pisa que Domingão dava num preso, aumentava mais a vontade de Dede enfrentar este valentão.
Dede, tinha em casa uma verdadeira academia de musculação, era halteres e marombas de todo peso. Tudo que era preciso para ficar em forma Dede tinha. As pobrezinhas das bananeiras sofriam com Dede, pois para treinar com os pés Dede chutava as bananeiras. Embora Dede estivesse a 7 meses fora da academia que praticava em Recife, não estava sentindo a falta da mesma, pois artesanalmente ele tinha feito sua academia.
O embate estava preparado, só faltava o local e hora para o desfecho, a cidade sabia que mais cedo ou mais tarde os dois iriam se enfrentar, e realmente este dia chegou. Aguardem na próxima semana para o início desta fantástica luta.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Era meu tempo de solteiro e conheci os protagonistas da estória. No encontro dos bonconselhenses, tive a oportunidade de relembrar o ocorrido, com o próprio Dede-Pé-Chumbo. Vou aguardar o resto da estória na proxima semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ESTÁ DE PARABÉNS O SECRETARIO DE OBRAS SENHOR ROGERIO RICARDO PELA SUA ADMINISTRAÇÃO EM BOM CONSELHO....PARABÉNS

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."