MÉDICOS CUBANOS CHEGAM DIA 20


Os 48 médicos do programa 'Mais Médicos', do Governo Federal, formados no exterior e que foram convocados a atuarem em Pernambuco participam, a partir dessa segunda-feira (16), de uma série de oficinas, ministradas em um hotel na Zona Sul do Recife, que buscam traduzir o sistema de saúde e um pouco da cultura do estado. Entre os profissionais, três são brasileiros e 34 cubanos. Há também médicos vindos do Uruguai, Itália, Espanha, Portugal e Colômbia. Eles seguem para 25 cidades do estado a partir da próxima sexta-feira (20), quando terminam as oficinas.

Recifense, Flávia Ansay morava há 16 anos na Espanha, onde se formou em medicina e fez quatro anos de residência, em Madri, na área de medicina da família e comunitária, além de uma especialização em pediatria. “Eu atuava no sistema público de saúde lá, tinha minha estabilidade, mas pesou a questão de poder vir para perto da família e também de poder atuar em algo novo, de poder trazer a experiência que tenho para ajudar aqui”, explica Ansay.
A cubana Olga Julia Valdes, de 51 anos, passou pela formação na Bahia e chegou há pouco em Pernambuco. Tendo já trabalhado em Gâmbia, Namíbia e Venezuela, a médica foi selecionada para o município de Passira, no Agreste do estado. “Tem sido muito boa a receptividade, o curso foi muito enriquecedor, pudemos trocar experiências e conhecer mais sobre a situação. Existem diferenças, em Cuba temos apenas casos isolados de tuberculose, mas não temos febre amarela ou malária”, conta.
FONTE: G1

Postar um comentário

0 Comentários