Empreendedorismo e cooperativismo é tema do XI Encontro da Rede de Municípios Saudáveis

Fortalecer o capital social, aliando sustentabilidade e geração de renda é o foco das ações  desenvolvidas pela Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis que, nesta sexta-feira (08), promove o XI Encontro da Rede. O evento, sediado no Hotel Canários Palace Boa Viagem, a partir das 8h, apresentará alternativas para a organização e formalização de grupos integrantes da Rede.
Durante o evento, representantes dos 23 municípios das Regiões Metropolitana, Matas Norte e Sul, Agrestes Setentrional, Central e Meridional e Sertão Central, terão a oportunidade de discutir sobre "Empreendedorismo como fonte de renda e qualidade de vida", com o superintendente da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco S/A (AGEPE), Kleber Lira. 
Em seguida, o coordenador do Programa de Associativismo para a Pesquisa, Ensino e Extensão da UFRPE (PAPE),  Jimmy Peixe, explanará a respeito da "Importância do cooperativismo para a Rede".
A programação também contempla os artesãos beneficiados com as capacitações oferecidas pela Rede. Representantes dos municípios de Barra de Guabiraba, Goiana e Timbaúba apresentarão um panorama a partir da perspectiva das comunidades sobre a Rede, apontando as potencialidades e o que precisa ser melhorado no projeto. Após as palestras, haverá desfile com a produção artesanal dos municípios e a comercialização de produtos.
SOBRE A REDE – Resultado do Projeto Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil (2004 - 2008), a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – NUSP/UFPE - e a Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – CONDEPE/FIDEM. Tem a proposta de promover uma maior interação nos 23 municípios integrantes e entre eles, abrir espaços para a ações conjuntas e integradas à população e com o poder público local. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e assegurar a sustentabilidade local.
A proposta é fundamentada no Movimento Internacional de Municípios Saudáveis. Considera-se saudável o município que investe continuamente na melhoria de seu ambiente físico e social, utilizando recursos da comunidade e o seu potencial socioeconômico, político e cultural, com a participação efetiva dos cidadãos e a união de todos os setores da gestão pública. 
A atuação dá-se em três níveis: micro (junto às comunidades, moradores, associações); meso (a partir do município); e macro (aglomerado ou conjunto de municípios).
Fazem parte da Rede os municípios de Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Chã Grande, Cumaru, Garanhuns, Goiana, Jurema, Limoeiro, Maraial, Olinda, Palmares, Pesqueira, Pombos, Sairé, Salgueiro, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer e Timbauba.
Att,
Karen Fon
Núcleo Integrado de Comunicação - Nicom

Postar um comentário

0 Comentários