Encontro marca implantação de Biodigestores em PE

Mais de trezentas famílias serão beneficiadas com o Projeto da ONG Diaconia e Fundo Socioambiental CAIXA em seis estados brasileiros.
Uma tecnologia milenar originária da Índia e da China está mudando realidade das famílias da região do semiárido por meio do “Projeto Biodigestor: Uma tecnologia Social no Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR”.O projeto realizado pela ONG Diaconia com o apoio do Fundo Socioambiental CAIXA tem o objetivo de disseminar a tecnologia dos biodigestores em pequenas propriedades, a partir de resíduos orgânicos provenientes de atividades pecuárias em escala familiar em seis estados brasileiros.
E para marcar a implantação dessa tecnologia no estado de Pernambuco, a Diaconia em parceria com a Associação Quilombola Sítio Angico- AQSA e a Cooperativa de Habitação Rural, realizará na próxima quarta-feira (25/02), das 8h às 16h30, em Bom Conselho-PE, o Encontro Estadual do Projeto “Biodigestor: Uma tecnologia Social no PNHR”.
Estarão presentes no evento, o coordenador político-pedagógico da Diaconia, Marcelino Lima; a superintendente Nacional da CAIXA, Noemi Lemos; o prefeito de Bom Conselho, Danillo Cavalcante, além de outras autoridades locais, representantes de associações, de organizações sociais, Conselhos e famílias beneficiadas. Na ocasião, será apresentado o projeto e a tecnologia do biodigestor, além disso serão entregues unidades de biodigestores e serão realizadas visitas a famílias beneficiárias.
O projeto busca alternativas que favoreçam a vida das pessoas que vivem no campo, facilitando a execução de atividades simples, como cozinhar. Embora muitas famílias rurais já possuam fogão a gás adaptado para o botijão, ainda é comum a utilização de lenha e carvão. Essa prática tem causado uma forte pressão no processo de degradação do meio ambiente através da extração de madeira da mata.
Além do impacto ambiental, o uso de lenha e carvão afeta a saúde das pessoas, principalmente das mulheres que assumem a responsabilidade de cozinhar, mas crianças e idosos também são afetados com frequência, pois permanecem mais tempo em casa e assim sofrem com a fumaça que causa problemas respiratórios. Para evitar esses sérios problemas, a Diaconia está desenvolvendo o projeto para construção de biodigestor, uma tecnologia de baixo custo e fácil manejo. Com o uso do biodigestor a família economiza  1½ botijão de gás butano por mês.
A expectativa do projeto é que em dois anos, sejam beneficiadas 335 famílias agricultoras residentes nas moradias financiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural da CAIXA, em 23 municípios, localizados em seis Estados da Federação – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Pernambuco, serão beneficiadas 120 famílias residentes nos municípios de Jupi e Bom Conselho. 
Por Eliane Mamede | assessora de comunicação

Postar um comentário

0 Comentários