TERMINA DIA 04 DE MAIO PRAZO PARA TIRAR OU TRANSFERIR TÍTULO ELEITORAL

Os brasileiros adultos e os jovens com 16 e 17 anos devem tirar ou transferir seu título de eleitor no cartório mais próximo até o próximo dia 4 de maio se quiserem votar nas Eleições 2016. O prazo também vale para quem mudou de cidade e ainda não alterou o endereço.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) alerta que quem antecipar a ida ao cartório eleitoral poderá evitar as filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores para a votação deste ano.

Os eleitores que mudaram de casa dentro da mesma cidade também devem fazer a alteração do endereço do título de eleitor até o próximo dia 4 de maio.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida também pode pedir sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.

São obrigados a votar os brasileiros maiores de 18 anos. Para os analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos, o voto é facultativo, de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal.

Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.

Documentos
Se for tirar seu título de eleitor pela primeira vez, você deve ir até um cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Postar um comentário

0 Comentários