TURISMO: CHEGAR AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA FOI UM DESAFIO, MAS, RECOMPENSADOR

A frase do cartunista americano, Frank Tyger, diz: "Fazer o que você gosta é liberdade. Gostar do que você faz é felicidade". Assim me descrevo em cada viagem, em cada postagem, em cada lugar visitado (que não são poucos).
Pequenos cactus, grandes significados. A natureza é assim, nos da lição de todo tipo. Existe uma harmonia entre plantas e ambientes cheios de obstáculos, mas, há vida por todos os lados.
Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas.  A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-Xique, a Aroeira e a Braúna.
A caatinga é um bioma que se concentra na região Nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais. O agreste meridional de Pernambuco tem suas particularidades e a vegetação de caatinga está presente em todo os municípios da região agrestina.
A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega "xero", seco e "philo", amigo)
No Sítio Boi Branco que fica a pouco mais de 15 Km da cidade de Iati, term um ecossistema que caracteriza a realidade do povo sertanejo. A vegetação rasteira serve para pega de boi no mato, esporte praticado por vaqueiros, corredores de vaquejada e amantes da vaquejada.
A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 km².
A cada passo fui encontrando as belezas naturais do Sítio Boi Branco em Iati. Essa foi a trilha que fiz por mais de uma hora, dentro do mato, passando por porteiras, por baixo de cercas de arame farpado, mas, em compensação, a natureza exuberante. Caminhar faz bem ao corpo, a saúde física e mental.
Vem mais por ai!

Postar um comentário

0 Comentários