QUEM CONSTRUIU E QUEM IDEALIZOU O MONUMENTO DAS TRÊS RAÇAS DE BOM CONSELHO

Na manhã desta sexta-feira, 18/02, encontrei e entrevistei o escultor Carlinhos Nunes, que no início dos anos 2000 foi um dos membros da equipe de 06 escultores para a construção do monumento das Três Raças, localizada na principal praça da cidade de Bom Conselho.

Numa entrevista concedida para o documentarista Claudio André O Poeta, o escultor Carlinhos Nunes, contou detalhes de como foi o trabalho de seis meses para deixar o monumento das Três Raças no ponto de inauguração na gestão do ex-prefeito Daniel Brasileiro. O nobre escultor é muito requisitado no estado de Alagoas e em outros rincões do Brasil, devido a seu talento em fazer esculturas em concreto.

A praça Dom Pedro II é um dos principais cartões postais da cidade de Bom Conselho. Num vídeo que já está disponível no nosso canal no Youtube, o mestre em esculturas de concreto, Carlinhos Nunes, afirmou que a ideia do monumento foi do sociólogo, Manoel Galdino, porém o projeto foi criado pelo frei Dimas, um dos maiores educadores que já viveu em Bom Conselho, e a execução da obra teve a colaboração de pelo menos seis alunos do referido frei por volta do ano de 2002, quando a obra foi inaugurada.

É assim, aos poucos vamos contando e imortalizando a história de Bom Conselho e dos que fizeram parte do desenvolvimento da terra de Papacaça. Muita gente fez fotos, fez elogios, ficou embriagado pela beleza da praça, da matriz e do monumento, mas pouca gente sabe quem fez tudo isso acontecer.

Foi meio ano de trabalho. Já se passaram 20 anos. O monumento permanece com sua representatividade. Graças a genialidade do do escultor e arquiteto Frei Dimas Marleno (in memorian) e sua equipe formada por 18 alunos, incluindo 06 mulheres, que se encontra na praça Dom Pedro II da cidade de Bom Conselho, diante da igreja matriz, o monumento das Três Raças, representando os três povos que formaram o povoamento da terra de Papacaça. No caso, índios, brancos e negros.

Assista o vídeo a seguir e saiba mais


             

Patrocínio






Postar um comentário

0 Comentários