Primeiro Shopping do Sertão alagoano será inaugurado em Delmiro Gouveia



Shopping do sertão alagoano. O Shopping da Vila é um empreendimento do Grupo Carlos Lyra, o primeiro estabelecimento de gênero na região que será lançado no próximo dia 25 de março. O Shopping funcionará no prédio onde foi o setor de preparação para tecelagem, urdideira e engomadeiras indianas.

O primeiro e principal edifício da Fábrica da Pedra teve sua faixada recuperada, recompondo as características do prédio original.

Será inaugurado também no dia 25 o Monumento Empreendedores do Sertão. Trata-se de um conjunto de quatro esculturas em bronze, tamanho natural, que homenageia quatro ex-proprietários da Fábrica da Pedra: Delmiro Gouveia, Antônio Carlos Azevedo de Menezes, Ivan Botelho, único vivo dos homenageados, e Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto.

O projeto arquitetônico foi da conceituada arquiteta alagoana Humberta Farias e teve a consultoria histórica do Pesquisador Edvaldo Nascimento. No Shopping da Vila, funcionarão agências bancárias, cinemas, lojas e praça de alimentação. O Shopping é um dos empreendimentos que integram um complexo onde já funciona um Supermercado-Mix, uma unidade escolar, loja de material de construção e farmácia.

O conjunto de edifícios que abrigou a Fábrica da Pedra e terrenos do entorno localizam-se em área privilegiada do município de Delmiro Gouveia e vão sendo transformados em novos empreendimentos. Para o Assessor da diretoria do Vila da Pedra Empreendimentos Imobiliários, Jorge Luiz Cavalcanti, responsável direto pela condução do projeto, o Shopping gera atualmente mais de 200 empregos diretos, e quando finalizada as próximas etapas alcançará mais de 500.

O sertão alagoano, no início do século XIX, foi palco de um ciclo de industrialização quando o cearense Delmiro Gouveia chegou à região do sertão alagoano e construiu um núcleo industrial pioneiro na região são franciscana.

O Grupo Carlos Lyra com investimentos de aproximadamente 100 milhões de reais aposta na região que tem se transformado em polo de turismo e serviços.

Os novos e importantes empreendimentos, além de gerar empregos e renda, tem como objetivo preservar a história do sertão, especialmente da Fábrica da Pedra, marco na industrialização do sertão.

Registra-se que o primeiro grande empreendimento de Delmiro Gouveia foi o Mercado do Derby, fundado por ele no Recife, considerado o primeiro Shopping Center do Brasil. Agora, os edifícios onde funcionou, por mais de um século, uma indústria símbolo da industrialização na região do sertão sediará o primeiro empreendimento do gênero no sertão do São Francisco: um shopping center, que tem como nome: Shopping da Vila, em homenagem ao núcleo urbano fundado por Delmiro Gouveia. Sem dúvida alguma, Delmiro Gouveia, Vicente e Luiz Lacerda de Menezes, Ivan Botelho e Carlos Lyra foram empreendedores que apostaram no sertão e acreditaram na sua gente.

A cidade prepara-se para o lançamento que contará com representante das famílias proprietárias da Fábrica da Pedra e dos operários e operárias que lá trabalharam.


Notícia retirada do: https://www.tribunadosertao.com.br/2022/03/primeiro-shopping-sertao-alagoano-sera-inaugurado-em-delmiro-gouveia-nesta-sexta/

Postar um comentário

0 Comentários