Ouvidoria do TSE registra aumento de 83% nos atendimentos em setembro



O número de chamados recebidos pela Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quase dobrou nos dois meses que antecederam as Eleições Gerais 2022 e chegou a registrar crescimento de 83,4% em setembro.

Entre agosto e setembro foram registradas mais de 20,6 mil demandas, passando de 7.263 para 13.387, respectivamente. A maior parte dos chamados ocorreu pela internet.

Em comparação com setembro de 2020 (ano eleitoral anterior), o número representa um aumento de 91% no recebimento de demandas, já que naquele mês foram recebidas 6.856 solicitações.

O índice de satisfação das pessoas atendidas variou de 78,97%, em agosto para 74,85%, em setembro.

Assuntos mais demandados

Em setembro de 2022, a consulta sobre situação eleitoral e local de votação liderou o ranking de respostas fornecidas à sociedade. Ao todo, foram 1.681 solicitações, o que corresponde a 12,71% do total para o mês.

O Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) atendeu, ainda, pedidos de informações sobre certidão circunstanciada com dados de inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, cerca de 12,2% das demandas, dados insuficientes de eleitores (11,67%), e-Título (7,75%) e informações sobre mesários (7,51%).

Em agosto, os assuntos mais recorrentes foram sobre mesários (14,45%), certidões/fechamento/cadastro (13,85%) e título eleitoral (9,06%).

Demandas por Estados

São Paulo (2.577 - 19,50%), Distrito Federal (1.811 - 13,71%) e Rio de Janeiro (1.799 - 13,62%) estão entre as unidades da federação que mais demandaram em setembro. Na sequência aparecem Minas Gerais (931 - 7,05%) e Bahia (750 - 5,68%).

Acesso à informação

Em setembro, foram registradas 22 demandas sobre Lei de Acesso à Informação, sendo que a maioria delas (17) foi deferida. O número foi inferior ao registrado em agosto, quando 48 demandas foram registradas e 31 delas deferidas.

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