Rio Papacacinha - Um rio que é resiliente todos os dias

Em vez de estar no zap zap ou numa ponta de rua ou estar dentro de um carro ao redor de uma praça (costume ritual de Bom Conselho), falando da vida alheia, estou me ocupando com coisas melhores, como por exemplo, isoladamente, consegui retirar garrafas plásticas e de vidro, sacos plásticos, borrachas, etc., de dentro do rio Papacacinha.

Estou passando conhecimento para meus filhos, durante as trilhas ecológicas que tenho realizado. Mostrei para meu filho Gabriel que um rã, um sapo, uma lagarta, um pássaro, um anfíbio, por exemplo, estão todos em seus habitat, nós, humanos, somos os intrusos, por tanto devemos preserva-los.

Veja acima esta árvore que está caduca e mesmo assim embeleza todo o cenário natural.

Por um outro ângulo, mostramos a mesma árvore, que embeleza qualquer moldura fotográfica.

Você conhece este lugar? Ai esstá um dos trechos do meandro do rio Papacacinha, lado leste de Bom Conselho.

Este aguapé encontrei no rio Papacacinha
As folhas são suculentas, de um verde vivo, e as flores oscilam entre diversos tons de azul, anil e violeta, com uma pincelada de amarelo no meio. Totalmente flutuante, o aguapé (Eichhornia crassipes) alcança um metro de altura, do topo dos talos, acima d’água, às pontinhas das raízes que se estendem abaixo da superfície. Eventualmente é considerada uma espécie-praga, quando se alastra sem controle, tomando a superfície de reservatórios de hidrelétricas ou de abastecimento. Ou mesmo quando chega a impedir a navegação em corixos e lagos do Pantanal.


Postar um comentário

0 Comentários