Fazer sexo regularmente te ajuda a viver mais


Muita gente enxerga o sexo apenas como uma atividade prazerosa e divertida. Contudo, uma vida sexual saudável e ativa é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um aspecto fundamental para ter qualidade de vida. Manter uma sexualidade ativa pode, inclusive, aumentar a longevidade.

Diversos aspectos influenciam direta e indiretamente para que o sexo ajude as pessoas a viverem mais.

Confira alguns dos principais:

Saúde cardiovascular

Desde a excitação sexual, já são colhidos benefícios para a saúde física. A ginecologista Lilian Fiorelli ressalta que o processo de ficar excitada promove aumento da atividade cardíaca e da vasodilatação.

“Isso traz mais oxigenação para os tecidos e aumenta a circulação sanguínea, principalmente na região pélvica, o que melhora o sistema cardiológico. Além disso, facilita a manutenção da flora vaginal”, elenca.

Diminui a ansiedade

O prazer sexual e o orgasmo liberam hormônios, como a dopamina, que ajudam a prevenir quadros de ansiedade e depressão, trazendo mais bem-estar.

Você dorme melhor

O corpo passa por um gasto de energia intenso durante um orgasmo. Ocorre a contração de vários músculos ao mesmo tempo e todo o assoalho pélvico se contrai, por exemplo. Como em qualquer outra atividade física, isso gera um gasto energético e causa um cansaço logo na sequência.

“Além disso, também há no ápice do prazer a liberação de diversos hormônios, como a endorfina e a adrenalina e, após isso, vem uma sensação de relaxamento”, afirma o urologista e sexólogo Danilo Galante.

Te dá mais foco e energia

O orgasmo promove uma grande sensação de bem-estar. Isso acontece por conta de todo processo fisiológico que o envolve. “Logo, o fato de estar tranquilo(a) e disposto(a) pode mudar completamente seu rendimento e como você vai encarar o dia de trabalho”, afirma a psicóloga Jéssica Siqueira.

Circulação sanguínea

No processo de excitação, tanto do homem quanto da mulher, acontece um maior fluxo sanguíneo. Logo, quando praticado de forma regular, o sexo ajuda na circulação sanguínea, algo essencial para evitar diversas doenças.

Postar um comentário

0 Comentários