A GEOMORFOLOGIA DO OESTE DE BOM CONSELHO PERNAMBUCO: PAISAGENS SERRANAS NAS PROXIMIDADES DO MORRO GRANDE

 

Geógrafo José Fábio concedendo entrevista para o pesquisador Claudio André O Poeta

O município de Bom Conselho está inserido no domínio do Planalto da Borborema, um Geossistema que se estende de Alagoas até o Rio Grande do Norte, impactando nas formas de relevo do Agreste destes estados. O Planato da Borborema tem formação bastante antiga, por essa razão, se encontra modificado pelos agentes exógenos (Clima, escoamento superficial, ação dos seres vivos e ação humana).

  Um grande destaque na Geomorfologia de Bom Conselho, é que além das serras do Planalto da Borborema, há outras formas de relevo como os vales e as depressões intraplanalticas. 

Em outras palavras, além de Bom Conselho ter um clima de transição entre a Zona da Mata e Sertão (Agreste), Bom Conselho também tem suas áreas de transição Geomorfológica marcada por forte presença da Borborema na parte leste e um complexo de formas de relevo na parte Sul e oeste, caracterizada pela presença das depressões intraplanalticas e vales entre as suas serras; até mesmo trecho de depressão sertaneja no chamado Vale do Salgadinho.  Além de Bom Conselho apresentar duas bacias hidrográficas: Bacia do Paraíba do Meio e a Bacia do Traipu e Salgado (formadas por cursos ď água que rumam ao Rio São Francisco).

   Nas proximidades do Morro Grande e Serra do São Pedro, no local conhecido popularmente como "Apertar da Hora", se observa um ambiente marcado por presença de vegetação de caatinga, afloramentos rochosos com predominância de rochas cristalinas intrusiva do tipo metamórficas e graníticas. É nítido na paisagem do lugar a presença do Planalto da Borborema, seguida após a descida do relevo serrano, a presença de uma região aplainada com características de depressão intraplanaltica associada a vales, onde há habitações humanas na zona rural do local.

     O patrimônio paisagístico do lugar, representa uma das riquezas geográficas do município de Bom Conselho e até mesmo, apresenta uma riqueza histórica e cultural, associado a antiga rota da agropecuária, o mesmo local foi utilizado como caminho alternativo, apesar do local ser acidentado. 

Outro aspecto cultural do lugar a ser levado em conta, são alguns relatos antigos de lendas e aparições sobrenaturais: os contos antigos sobre o local também pode ser objeto de curiosidade. Outro aspecto cultural e religioso, é a presença de uma casa de oração no topo de um dos picos que para a Geografia, representa o uso cultural do espaço geográfico.


Texto: José Fábio Santos - Geógrafo

Foto: Luciana Ferreira

Patrocinadores



















Postar um comentário

0 Comentários