Séries: Os cemitérios de Bom Conselho (Parte 01)

O blog do Poeta começa uma série de reportagens sobre os cemitérios existentes em Bom Conselho, mais um trabalho de pesquisa que colabora com o desenvolvimento da terra de Papacaça.

Você sabe quantos cemitérios existem em Bom Conselho? Sabe como surgiram? A partir desta pesquisa comandada pelo documentarista e pesquisador, Claudio André O Poeta, você terá essas informações.

A primeira reportagem começa 
com o cemitério de Lagoa de São José

Cemitério São José, localizado as margens da rodovia frei Caetano de Messina, no distrito de Lagoa de São José, antiga Lagoa da Dominga. A parte do lado esquerdo do cemitério é o lado mais novo (30 anos), que foi comprado pela gestão do ano de 1992.

Filhos ilustres enterrados neste cemitério, por exemplo, o ex-vereador Francisco Ricardo Ramalho da Luz (Da Luz, como era conhecido) e Veturvi Guedes de Oliveira, além de outros personagens que fizeram parte do início do povoamento.

Na verdade, o distrito de Lagoa de São José tem 02 cemitérios em 01, ou seja, na época do prefeito Daniel Brasileiro, um terreno que ficava ao lado que pertencia ao senhor José Carlos da Silva, foi comprado pela prefeitura para ampliação. 

Entenda, na imagem acima está o cemitério antigo da Lagoa de São José, que pelos relatos históricos antigos, ultrapassa os 100 anos, até por que ano 1923 foi a data de construção da igreja da Lagoa de São José, ou seja, esse ano a comunidade comemorou o primeiro centenário do templo religioso.

A pergunta é, quem primeiro foi construído, igreja ou cemitério? Pelos relatos mais antigos, o cemitério já existia antes da igreja, não com o mesmo tamanho atual.

Postar um comentário

0 Comentários