Surubabel - Um território indigena com potencial turístico

Amanhecer em Surubabel
O Deserto de Surubabel na Bahia

Descrição 

Essa região, que já possuía alta susceptibilidade natural à desertificação, passou por um processo acelerado de erosão hídrica após a retirada da cobertura vegetal dos solos arenosos. Antes da construção da barragem, o rio São Francisco tinha uma largura menor e passou para, aproximadamente, 5.000 metros depois da criação do lago. 

Com isso, os ventos, possivelmente, atingiram uma velocidade muito maior em função da grande distância do espelho d´água que não oferece qualquer barreira. 

Dessa maneira, a erosão eólica começou a atuar na área e formou dunas com mais de 5 metros de altura. Embora a criação do núcleo de desertificação de Rodelas já venha sendo anunciada há um certo tempo, até o momento isso ainda não foi efetivado. Espera-se que a partir da criação desse núcleo ou da intervenção do estado na região, o avanço do deserto possa ser contido.

A praia de Surubabel é um território indigena dos Tuxás


Saiba mais

O município de Rodelas, distante 560 Km de Salvador, fica localizado na região Norte do estado da Bahia. Rodelas faz parte da micro região de Paulo Afonso, é bastante conhecida pela grande produção de coco verde, com capacidade de abastecer vários mercados do Norte e Nordeste do País, também por ser a terra dos índios Tuxá.

O amanhecer em Surubabel é diferenciado...
Praia de Surubabel está à 11 km da sede do município. Possui um campo de dunas fixas, com vegetação rasteira de caatinga. A praia recebe as águas do reservatório de Itaparica, formando pequenas baías com profundidade média de 1,5 m. 

Quer ir lugar para descansar? Queres acampar num território indígena? Praia de Surubabel em Rodelas é o lugar ideal para ter essa vivência.

Apresenta trecho em cascalho, com morfologia levemente inclinada. A areia é alva, grossa e com pedras. Extensão de aproximadamente 3,5 km. Ancoragem natural para pequenos barcos. É propícia para banho constituindo-se num forte atrativo turístico.

A praia de Surubabel é pura inspiração. Minha mulher que tem raízes indígenas foi fotografada por mim em pleno sair do sol no lado leste do lago de Itaparica.
Contar histórias é nossa saga. Dos 09 estados do Nordeste, pelo menos 06, já receberam a visita do projeto Poeta Viagens e Aventuras.

Estar em Surubabel é reencontrar-se e sair da "caixinha de comodismo". O vai e vem das águas do Velho Chico vai contorsionando as geoformas das dunas de Surubabel. Vivi essa experência!
Esse é o Duá da Caipirosca. Camarada alegre, companheiro, educado e gente do bem. Duá que tem raízes Tuxás, faz a melhor caipirosca da Bahia na praia de Surubabel. Ele também realiza passeios de bug pelas dunas, veja mais pelo instragram https://www.instagram.com/bugbar_ba/

Acordar cedinho da manhã e ver o nascer do sol e sentir aquele frescor vindo do rio não é uma experiência maravilhosa. Conhecer a cultura indígena dos Tuxas é conecer a história dos nossos antepassados.


Em Surubabel, encontramos o teatrólogo e ator, Rangel Amaral, defensor dos Tuxas e da praia de Surubabel de Rodelas, norte da Bahia, inclusive, no nosso canal no Youtube tem dois videos para você conhecer um pouco mais da história dessa comunidade.



Viajar é uma terapia!

Até a próxima.

Postar um comentário

0 Comentários