ALEXANDRE TENÓRIO ESTRÉIA COLUNA SEMANAL NESTE BLOG


Alexandre Tenório,
o escritor de Papacaça
 COLUNA ENSAIO GERAL
POR ALEXANDRE TENÓRIO

Passado algum tempo, estou de volta ao gramado, atendendo ao pedido de Cláudio André, resolvi colaborar com este blog, espero enriquecê-lo com meus artigos.

A DESPEDIDA DE JOANITA TORRES
PARTE I

Já escrevi alguns artigos sobre Joanita Torres, por sinal, alguns artigos fazem parte do meu livro “A TENDA DE ZÉ BIAS”, que já se encontra no prelo, e muito em breve será lançado no mercado.
Ao chegar para abrir minha loja, recebo a notícia que minha comadre Joanita Torres tinha falecido, prontamente fui à sua casa, encontro umas quatro ou cinco pessoas, ainda em estado de choque, pergunto por ela e me dizem que ela ainda está no quarto, quando entro no seu quarto, a encontro deitada de papo para cima com um cobertor até o pescoço, com semblante tranqüilo, parecendo que está dormindo, me aproximo e coloco minha mão na sua testa, ainda está quente, tinha falecido, fazia muito pouco tempo.
Chego perto de sua irmã Juraci, e expresso meus pêsames, ponho a sua disposição meus préstimos, e dou uma opinião sobre o lugar que deveria ser velado o corpo, telefono para meu compadre Pedro Torres (sobrinho de Joanita), e dou a notícia a ele, que se encontra com a equipe do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Arcoverde, para uma disputa com colégios de lá. Telefono para Daniel Brasileiro, meu primo e compadre de Joanita, que fica abalado em saber da notícia, daí, por diante o boca a boca se encarrega de espalhar a noticia pela cidade.
Ao chegar às 4 horas da tarde, vou até a sua casa na Rua José Amaral, onde estava sendo velado o seu corpo, encontro a sociedade de nossa cidade em peso, fazia muito tempo que não via todos reunidos, e por uma boca unânime, todos diziam que aos 86 anos, ela viveu como sempre quis viver, bebeu por mais de 70 anos e esta bebida ela utilizou para fazer amizade, jamais a bebida fez com que ela perdesse amizade, a bebida também foi importante para ela, por que geração inteira bebeu com ela, a bebida fez dela uma pessoa sempre jovem, pois em 70 anos de bebidas, gerações passavam e outras chegavam, e ela ali firme no batente.

BLOG DO CLAÚDIO ANDRÉ O POETA
Sabendo do dom literário que o amigo Alexandre Tenório tem, o convidei para toda semana escrever uma história, um causo, sobre a terra de Papacaça. Hoje, ele estréia neste blog como um colunista. Não tenho dúvida que será muito proveitosa a participação de Alexandre neste humilde blog. Seja bem vindo grande escritor de Bom Conselho!

Postar um comentário

0 Comentários