PATRICIA MIRANDA, ALEXANDRE TENÓRIO E ZÉ ROBERTO SÃO OS COLUNISTAS DO BLOG DO POETA.

Psicóloga Patricia Miranda
UM OLHAR PARA O MERCADO DE TRABALHO
Por: Patrícia Gonçalves Miranda
Até certo tempo, as empresas e os candidatos às vagas de trabalho, preocupavam-se apenas com o conhecimento técnico, para contratar ou ser contratado, ou seja, ter uma formação de nível médio, ou superior, cursos complementares, informática, dentre outros. Esses continuam sendo uma referência, de tamanha importância para um profissional, porém, o mercado de trabalho está exigente e vive em constante transformação, buscando nas pessoas COMPETÊNCIA. De acordo com Hamel e Prahalad, “competência é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada.”
Portanto, é imprescindível para os profissionais da atualidade, focar em uma carreira a ser seguida e desenvolver sua competência. Como exemplo, podemos citar um vendedor que além do conhecimento técnico em matemática financeira, técnicas de venda, se expressar bem, conhecer o produto oferecido, ele precisa ser extrovertido, comunicativo, ter poder de persuasão, dentre outras características. O mercado de trabalho procura hoje, pessoas com capacidade de trabalhar em equipe, que tenha poder de liderança, seja multifuncional, ágil, que agregue valor ao produto ou ao trabalho a ser executado, que perceba o que deve ser feito, que não espere que lhe mandem.
Essa forma de contratar não está distante de nós, de Bom Conselho. A cada dia que passa cresce o número de empresas que dispõe de psicólogos ou especialistas em Gestão de Recursos Humanos para selecionar os candidatos com o melhor perfil, com o melhor CHA.
Então está na hora do trabalhador despertar, olhar para dentro de si, e perceber quais são suas potencialidades, descobrir seu CHA. A partir dessas referências pessoais, começar a desenvolvê-las, praticar dentro do seu trabalho, mesmo que ainda não seja exigido, dentro da sua casa, da sua vida pessoal. Esse é o melhor caminho para quem quer estar entre os melhores profissionais do mercado de trabalho, não esquecendo que, participar de novos cursos, aprimorar os que já têm, é de extrema importância. O profissional precisa estar motivado, seja ele empregado, empresário ou autônomo.
Como já dizia Raul Seixas “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”. Então, mãos à obra...
*Patrícia Gonçalves Miranda,
 psicóloga, pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos.

BLOG DO CLÁUDIO ANDRÉ O POETA
É com grande satisfação que este blog terá a partir de hoje, a participação da psicóloga Patrícia Miranda, como colunista do Blog do Poeta. Semanalmente, Patricia, escreverá sobre psicologia, recursos humanos e demais assuntos que englobam o comportamento do ser humano, seja na vida profissional, social, familiar e educativa. Seja bem vinda Dra. Patricia!

Postar um comentário

0 Comentários