FISIOTERAPEUTA RAFAELA TENÓRIO ESTRÉIA A COLUNA "MAIS SAÚDE".

Dra. Rafaela Tenório
COLUNA POR RAFAELA TENÓRIO
CORPO E MENTE EM HARMONIA

O que é Pilates?
É um método criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga,Tai Chi Chuan ,zen budismo e artes marciais. Pensando no princípio ''mente sã corpo são'', Joseph criou um sistema de exercícios com o objetivo de melhorar a flexibilidade, conciência corporal , equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular.
O método Pilates toma como base, o fortalecimento dos músculos e melhora de sua flexibilidade de forma equilibrada, proporcionando assim, benefícios estéticos notáveis e ainda é mais uma importante forma de reabilitação para pessoas com problemas de coluna, no tratamento de dores crônicas ou para previnir lesões. A prática do Método Pilates ajuda a melhorar o seu equilíbrio e coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento do "core". Um melhor equilíbrio e coordenação, significa menos lesões. Vem daí o grande sucesso do Método Pilates entre os atletas, bailarinos e esportistas.
Muitas pessoas simplesmente não podem nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar músculos. O Pilates é uma técnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.
Os movimentos do método estão baseados em seis princípios básicos: Concentração,controle,precisão,fluidez,respiração e centralização.
É comum instrutores de Pilates encontrarem alunos com dores na coluna lombar, mas é extremamente importante ter um diagnostico médico para saber a origem da dor e conseqüentemente, poder prescrever os exercícios ideais. Em alguns casos é importante trabalhar a mobilidade articular, em outros pode ser extremamente contra-indicado. Por isso devemos sempre nos informar sobre a origem da dor, se possível conversar com o médico do aluno e assim poder evitar os exercícios contraindicados.
Pilates ajuda definir a barriga e a aliviar dores nas costas e nos ombros.
Quem pode praticar o método?
Mulheres e homens a partir dos 12 anos , pessoas que levam atividade de vida estressantes, atletas,sedentários,pessoas em fase de reabilitação,gestantes e idosos.
Benefícios
Melhora dos problemas posturais,
Aumento da força e flexibilidade muscular,
Ajuda a prevenir lesões,
Melhora a conciência corporal,
Reduz o estresse,
Melhora o equilíbrio e a coordenação,
Pode ser personalizados tanto para pacientes em reabilitação quanto para atletas.
BLOG DO CLÁUDIO ANDRÉ O POETA
Perguntas, sugestões, para a fisioterapeuta, Rafaela Tenório, envie para o e-mail: claudioandreopoeta@bol.com.br

Postar um comentário

0 Comentários