COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


ERA TEMPO DE SEMANA SANTA 
(PARTE III)

O respeito do povo antigo em relação à semana santa mudou muito. As pessoas de antigamente tinham na semana santa uma data impar em suas vidas. Elas na sexta-feira da paixão usavam pretas (como sinal de luto), as rádios só tocava musica clássica, a única bebida permitida, era o vinho. Se via pelas as ruas uma grande quantidade de pessoas pedindo o jejum, hoje praticamente não existe mais pessoas pedindo jejum, pois o poder aquisitivo das pessoas melhorou muito.
Durante a semana santa meu pai Juarez Tenório dono da sorveteria DANÚBIO, ficava com um lado da porta da sorveteria aberta, e ali ele vendia o seu picolé e também vinho, lembro-me muito bem que o vinho que ele vendia era vinho SANGUE DE BOI, que era vendido em copos americanos com uma pedra de gelo em formato de picolé, não tinha tira-gosto, era a seco mesmo, e mesmo assim ele vendia 20 ou mais botijões de vinhos por semana santa.
Certa feita estava meu pai vendendo seu picolé numa tarde de sexta-feira da paixão quando chega Zé Basílio, vinha da parte de padre Caricio, que pedia para papai fechar a sorveteria para poder iniciar a procissão.
         Papai mandou dizer ao padre que não fechava a sorveteria, em pouco tempo chega Zé Basílio de novo, com outro recado do padre dizendo que, se ele não fechasse a sorveteria ele não sairia com a procissão, então papai manda dizer que era problema dele, sair ou não, mais a sorveteria não ia fechar, e para terminar a história, a procissão da sexta-feira da paixão saiu pela primeira vez sem o pároco, no seu lugar saíram os frades.
Daí por diante nunca mais o padre caricio inventou de proibir meu pai de fechar a sorveteria na sexta-feira.
A procissão do senhor morto é a nossa maior manifestação religiosa, e a mais bonita de todas. Como vimos anteriormente foi Gabriel Correntão quem passou a produzir no tempo de padre Alfredo esta procissão, aonde vemos os jovens vestindo as cores dos pecados, outros jovens vestidos dos apóstolos, outros jovens vestido de santos, e a assim por diante, as nossas ordens religiosas que não são poucas, todas elas se fazem presente na procissão, além é claro da multidão de fieis que acompanham a procissão, por tudo isto é que afirmo com toda convicção que a procissão do senhor morto é a maior e mais importante manifestação religiosa de nossa cidade.

         PARA ADQUIRIR O LIVRO A TENDA DE ZÉ BIAS, BASTA COLOCAR NA CONTA 1011-1 AGENCIA 550-9 BANCO DO BRASIL EM NOME DE ALEXANDRE TENÓRIO VIEIRA A QUANTIA DE 28 REAIS, MANDAR UM I-MAIL PARA tenoriovieira@uol.com.br E MANDAR ENDEREÇO PARA ENVIO.
         AGUARDEM O FINAL DESTE ARTIGO
        

Postar um comentário

0 Comentários